A proposta do Projeto de Lei do vereador Jander Lobato (PSB), sobre a isenção do pagamento da taxa do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) aos imóveis pertencentes, ou de residentes, de pessoas com deficiência, foi deliberada, nessa quarta-feira (04/5), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), e encaminhado para 2° Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Casa.
A proposta acrescenta o artigo 43-A à Lei n° 1.628, de 30 de dezembro de 2011, da Lei Orgânica do Município de Manaus, que trata sobre a isenção do IPTU para as pessoas com deficiência proprietários ou não, que estejam contempladas nos programas sociais dos governos federal, estadual ou municipal.
O projeto alcança as pessoas com síndrome de down, síndrome de tourette, transtorno do espectro autista (TEA), mal de alzheimer, cegueira, hanseníase, paralisia irreversível e incapacitante, fibrose cística com base em conclusão da medicina especializada, entre outras patologias.
“Estamos avançando nesse pleito que tem o intuito de atender à necessidade daqueles que mais precisam. Há famílias que têm custos excessivos com a compra de medicamentos e de tratamentos, e que poderiam estar isentos do pagamento desse tributo”, afirmou o vereador.
A legislação brasileira beneficia com a isenção do Imposto de Renda as pessoas com doenças graves, que geralmente necessitam de intervenções médicas complexas ou do uso de medicações especiais.
Texto e foto: Assessoria de Comunicação do vereador
Notícias relacionadas
- Vereador Jander Lobato propõe isenção do IPTU aos imóveis de pessoas com deficiência O vereador Jander Lobato (PSB) propõe o Projeto de Lei que dispõe sobre isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) aos imóveis pertencentes, ou de residentes, de pessoas com deficiência, como síndrome de Down, síndrome de Tourette, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Mal de Alzheimer, dentre outras patologias. A proposta está em tramitação na Câmara Municipal de Manaus (CMM) para ser deliberada pela Mesa Diretora da Casa. A proposta acrescenta o artigo 43-A à Lei n° 1.628, de 30 de dezembro de 2011, da Lei Orgânica do Município de Manaus, que trata sobre a isenção do IPTU para as pessoas…
- Jander Lobato propõe isenção da taxa da ‘Zona Azul’ para veículos de carga e descarga A proposta do Projeto de Lei do vereador Jander Lobato (PSB), que isenta da taxa do serviço de estacionamento rotativo pago ‘Zona Azul’ para jornalistas, no exercício da profissão, e de veículos leves, devidamente identificados, em atividade de carga e descarga rápida, foi deliberada, nesta segunda-feira (18/4), na Câmara Municipal de Manaus (CMM). A proposta segue para a 2° Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da CMM. O projeto prevê a isenção do pagamento da tarifa do estacionamento rotativo, na área de abrangência da Zona Azul na capital, dos veículos leves, devidamente identificados, em atividade de carga e descarga…
- Jaildo Oliveira quer isentar pequenos produtores familiares do pagamento do IPTU O vereador Jaildo Oliveira (PCdoB) esteve nesta quinta-feira (10/3), na Secretaria Municipal de Finanças (Semef), para pedir celeridade na implantação de uma indicação de sua autoria à Prefeitura de Manaus, solicitando a isenção de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para os imóveis localizadas em áreas urbanas que sejam destinados à exploração extrativista, vegetal, agrícola, pecuária ou agroindustrial. O parlamentar afirmou que é preciso dar atenção a esse processo que beneficiará diretamente os pequenos produtores familiares. “Temos que avançar nesta questão, pois estamos discutindo isso desde o ano passado e esses produtores continuam a pagar esse imposto, inclusive tenho um…
- IPTU Premiado 2022 já está disponível para impressão e pagamento Já estão disponíveis as informações de lançamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), exercício 2022. Os dados lançados, assim como as guias para pagamento do imposto, podem ser consultadas ou impressas no portal de serviços da prefeitura Manaus Atende (http://manausatende.manaus.am.gov.br). A grande novidade para este ano é o IPTU Premiado, campanha da prefeitura para compensar os contribuintes que pagarem o imposto em cota única ou parcelado em dia. No caso do pagamento único, além dos descontos, ocorrerá o sorteio de uma picape e quatro carros populares. Também ocorrerão premiações mensais, em dinheiro, a…
- Sefaz lança calendário de pagamento o IPVA 2022
Há 15 minutos
Por Agência Amazonas No site da Sefaz, o contribuinte pode emitir sua guia de pagamento a partir de 3 de janeiro FOTO: Divulgação/SefazOs 700 mil contribuintes proprietários de veículos automotores do Amazonas já podem fazer o seu planejamento para o pagamento do IPVA em 2022. Isso porque a Secretaria de Estado de Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM) publicou neste mês de dezembro a resolução 0029/2021, que institui a tabela de vencimento das placas e a base de cálculo para o pagamento do imposto. O tributo pode ser recolhido em até três parcelas ou em cota única. As guias…
- Elan Alencar propõe isenção de IPTU para escolas de samba de Manaus As escolas de samba manauaras podem ganhar um alívio nas suas contas graças ao Projeto de Lei (PL) de autoria do vereador Elan Alencar (Pros), que tramita na Câmara Municipal de Manaus (CMM), que prever isentar as agremiações carnavalescas e entidades organizadoras do Carnaval do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). “Somos sabedores das dificuldades enfrentadas por todas essas agremiações que se dedicam anualmente ao esporte e lazer do povo manauara, no entanto, o que arrecadam para a realização de seus eventos, não é o suficiente para pagar seus funcionários e muitas das vezes as escolas sofrem com os impostos…
- Câmara aprova projeto autorizando município a implantar Centrais de Geração Fotovoltaica Os vereadores aprovaram nesta quarta-feira (23/3), por unanimidade, durante a sessão plenária na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o Projeto de Lei 055/2022 autorizando a administração municipal a realizar a concessão de serviços de implantação, operação e manutenção de mini usinas fotovoltaicas para geração de energia distribuída às unidades consumidoras da Prefeitura de Manaus. A proposta, enviada pelo município à Casa Legislativa e aprovada em regime de urgência, prevê a instalação de nove Centrais de Geração Fotovoltaica, que terão capacidade para gerar 45 megawatts. Os cálculos que trazem a previsão de economia do Município com o sistema de energia fotovoltaica…
- Últimos dias para pagar a cota única e concorrer aos prêmios do IPTU Premiado 2022 Os contribuintes têm até a próxima terça-feira, 15/3, para pagar o Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) em cota única e concorrer a uma picape automática e mais quatro carros populares. O pagamento antecipado e em cota única também garante desconto de 10% para imóveis residenciais e 30% para imóveis comerciais. Conforme explicou o secretário Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), Clécio Freire, ao pagar a cota única do carnê do IPTU 2022, o contribuinte já está concorrendo aos prêmios, que deverão ser sorteados no final deste mês de março. “Não é necessário realizar…
- Câmara de Manaus delibera projeto que faz correção em Lei que premia adimplentes do IPTU Os vereadores analisaram nesta segunda-feira (21/3), durante a sessão plenária da Câmara Municipal de Manaus (CMM), 20 matérias presentes na pauta da reunião ordinária, sendo duas delas do Executivo Municipal que vão tramitar em regime de urgência, a pedido do líder do prefeito na Casa Legislativa, vereador Marcelo Serafim (PSB). O primeiro autoriza a Administração Municipal a realizar a concessão de serviços de implantação, operação e manutenção de mini usinas fotovoltaicas para geração de energia distribuída às unidades consumidoras da Prefeitura de Manaus. Já o segundo projeto, faz modificação no artigo segundo da Lei 2.829, de 30 de dezembro de…
- Vereadores analisam dez projetos em sessão plenária desta segunda na Câmara de Manaus Os vereadores deliberaram nesta segunda-feira (14/2), durante a sessão plenária na Câmara Municipal de Manaus (CMM), cinco Projetos de Lei, encaminhados para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Além destes, os parlamentares analisaram um veto, votaram três pareceres favoráveis e aprovaram um Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município (Loman). Dentre os PL”s deliberados está o que autoriza a Prefeitura de Manaus a celebrar convênios e parcerias com entidades públicas e privadas buscando dar suporte e orientação técnica para a criação e manutenção das cooperativas de trabalho, projeto apresentado pelo vereador Diego Afonso (PSL). A criação do…