• Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
Get Started
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
PUBLICIDADE

Manaus sedia workshop nacional de ‘Boas Práticas’ voltado às populações indígenas venezuelanas no Brasil

5 de maio de 2022
na categoria Prefeitura da Capital

 

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), em parceria com o Ministério da Cidadania e a Agência da ONU para Refugiados (Acnur), realizou, nesta quinta-feira, 5/5, o “Workshop Nacional de Boas Práticas às Populações Indígenas Venezuelanas no Brasil”. O evento ocorreu no Casarão da Inovação Cassina, no Centro.

52051286792 cb82fcdd79 c Portal Informe Digital

 

 

Com o objetivo de discutir políticas públicas de assistência à população indígena venezuelana, que busca refúgio humanitário no país, o workshop abordou os desafios iniciais, as respostas emergenciais e as soluções duradouras no atendimento aos indígenas acolhidos desde o início do fluxo migratório, em 2014, e sua intensificação a partir de 2017.

“Manaus foi escolhida para sediar esse momento por conta de todo o trabalho que o município vem realizando, em parceria com o Ministério da Cidadania e outras agências internacionais como a Acnur”, conta Jane Mara Moraes, Secretária da Semasc.

 

 

“Atuamos na parte do acolhimento dos povos indígenas, além de trabalhar também, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), recebendo populações não indígenas, buscando sempre assegurar os direitos dessas pessoas”, completa.

Niusarete de Lima, assessora especial de Assuntos de Imigrações, do Ministério da Cidadania, reforça a importância da capital amazonense no acolhimento às famílias migrantes. “O município de Manaus foi pioneiro no atendimento, na recepção e no acolhimento aos indígenas venezuelanos, sendo uma referência até hoje. É muito gratificante estar reescrevendo a história da imigração no Brasil, tendo a cidade como base”.

 

 

Segundo José Egas, representante da Acnur no Brasil, a excelência do atendimento realizado na cidade de Manaus é consequência de uma ação conjunta entre o poder público e a sociedade civil, que possibilita o desenvolvimento de práticas de acolhimento e assistência eficazes e sólidas.

“São práticas que não são apenas admiradas por outros Estados do país, mas que esses Estados também buscam replicar”, conclui.

 

 

Artesã indígena warao, Alicia Aranguren teve participação fundamental na composição de mesa do workshop, representando diretamente os mais de sete mil indígenas venezuelanos que se encontram atualmente no país. “Agradeço, como imigrante e refugiada, a todas as instituições que vêm nos dando apoio e acolhimento no Brasil”, finaliza.

Alguns dos produtos confeccionados por Alicia e outras mulheres warao foram expostos e comercializados no workshop, como jarros, redes, pratos e mais. A produção e venda desses artigos é uma das atividades realizadas pela Prefeitura de Manaus, que busca desenvolver a autonomia dos indígenas acolhidos e que agora deverão servir de exemplo ao resto do país.

 

 

O workshop continua nesta sexta-feira, 6/5, com as mesas temáticas e transmissão ao vivo pelo YouTube nos canais Acnur Brasil e Rede Suas.

 

Texto – Guilherme Araújo Pacheco / Semasc

— — —

 

Fotos – Marinho Ramos / Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjzNti6

 

The post Manaus sedia workshop nacional de ‘Boas Práticas’ voltado às populações indígenas venezuelanas no Brasil appeared first on Prefeitura Municipal de Manaus.

Notícias relacionadas

  • Prefeitura promove workshop sobre atuação em políticas sociais para parceiros da Acnur  A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), em parceria com a Agência da ONU para Refugiados (Acnur), promoveu, nesta quarta-feira, 30/3, um workshop sobre a atuação da Semasc nas políticas sociais, no Casarão da Inovação Cassina, Centro. O evento, que tem por objetivo apresentar para as organizações locais as políticas públicas de proteção às famílias, formação da cidadania e promoção da equidade e justiça social, reuniu Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e organismos internacionais que trabalham com pessoas refugiadas e migrantes em risco.   “A Semasc trabalha cinco políticas públicas: assistência…
  • Espaço de acolhimento para indígenas venezuelanos recebe visita de embaixador da União Europeia  O espaço de acolhimento Tarumã-Açu 1, destinado para atendimento aos indígenas venezuelanos warao, recebeu a visita da comitiva liderada pelo embaixador da União Europeia no Brasil, Ignácio Ybáñez, nesta sexta-feira, 8/4. A unidade é coordenada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), e conta com o apoio de organizações internacionais como o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur).   Além do acolhimento, a Semasc tem atuado no processo de saída dos venezuelanos warao desses espaços, principalmente com a oferta de cursos de formação profissional e de participação em eventos de…
  • Cemitério indígena será entregue na próxima terça-feira, 19/4  A Prefeitura de Manaus entrega, 353 anos depois da fundação da cidade, no próximo 19/4, no Dia do Índio, o Cemitério Indígena de Manaus, localizado no cemitério Nossa Senhora Aparecida, bairro Tarumã, zona Oeste.         Os indígenas de Manaus passam a ter um novo espaço sagrado, três séculos e meio depois que o colonizador português aqui chegou, em 1669, e construiu, em cima do cemitério indígena ancestral, o Forte da Barra de São José, sob o comando do capitão de artilharia Francisco da Mota Falcão.   Os trabalhos de construção foram coordenados pela Secretaria Municipal de Limpeza…
  • Casarão da Inovação Cassina sedia encerramento de workshop sobre investimentos para empreendedores da região Norte  Foi realizado nesta quarta-feira, 15/12, o encerramento do “Workshop de Investimento”, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por meio do programa Capital Empreendedor, no Casarão da Inovação Cassina, localizado no centro histórico, e administrado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi).     O evento, voltado para startups e empresas inovadoras, foi realizado durante três dias. Os empreendedores participaram de capacitações sobre capital de risco e preparação de deck para investidores, além de um Meet de Negócios com investidores locais e com o head de investimento…
  • Casarão da Inovação Cassina sedia workshop de inovação do Sebrae-AM  O Casarão da Inovação Cassina, administrado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), sediou, nesta segunda-feira, 11/4, um workshop de inovação, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM). O evento discutiu estratégias de inovação no empreendedorismo, além de mapear o ecossistema de inovação de Manaus. “O intuito é mapear o ecossistema de inovação, e um ponto fundamental disso é mostrar o que fazemos enquanto instituições e como podemos melhorar. Por exemplo, várias instituições trabalham com capacitação, então veremos quem faz o mesmo tipo para evitar repetir, e aí…
  • Casarão da Inovação Cassina sedia mais um evento importante sobre Educação O Casarão da Inovação Cassina, administrado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), em apoio à comunidade Educadores Inovadores da Amazônia (EduInovAM), vai sediar, na última quarta-feira do mês de março, 30, às 19h, um encontro para debater o tema “Transformação Digital na Educação”.       O evento está na sua 24ª edição e tem por objetivo discutir o tema votado pela própria comunidade de forma dinâmica, tanto com os facilitadores quanto com o público presencial. O debate também vai contar com a presença de educadores que dominam o assunto, para…
  • Prefeitura inicia campanha ‘Manaus por Elas’ em alusão ao Mês da Mulher  A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), articulada com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), iniciou a campanha “Manaus por Elas”, em alusão ao Mês da Mulher, nesta terça-feira, 8/3, na praça da Matriz, Centro. Ao longo do mês serão realizadas diversas ações e atividades voltadas ao empreendedorismo, saúde da mulher, combate à violência, entre outros assuntos ligados ao universo feminino.   As atividades iniciaram com a “Feira para Mulheres Empreendedoras”, com a participação de mulheres atendidas pelo Centro de Referência dos…
  • Casarão da Inovação Cassina sedia o treinamento da ‘InovAmazônia’  Conhecido por abrigar o ecossistema de inovação da cidade, o Casarão da Inovação Cassina, administrado pela Prefeitura de Manaus, cederá espaço para a realização do treinamento para os participantes da hackathon “InovAmazônia”, pensado pela empresa Apoema Hub e elaborado e desenvolvido conjuntamente com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam) e a Câmara de Comércio Brasil Canadá (CCBC).   O evento tem o intuito de incentivar a cultura da inovação regional e maturação de projetos solucionadores para o desenvolvimento da economia local por meio do estímulo de oportunidades de negócio utilizando recursos…
  • Funcionalidades do Casarão da Inovação Cassina são anunciadas pela prefeitura  Voltado ao incentivo, fomento e apoio do ramo produtivo de tecnologia e inovação na cidade, o Casarão da Inovação Cassina, administrado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), é dotado de espaços que favorecem o desenvolvimento de projetos, eventos e reuniões. Localizado no núcleo inicial do Distrito de Inovação, o Centro Histórico de Manaus, é considerado o principal centro tecnológico do estado.   Funcionalidades “Estamos executando o Projeto Mais Inovação que disponibiliza capacitação para fomentar o surgimento de novos negócios de base tecnológica. O Casarão está aberto ao uso público na modalidade…
  • Encontro de incentivo à contratação de migrantes será realizado no Casarão da Inovação Cassina  O Casarão da Inovação Cassina, administrado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), irá sediar, na próxima quinta-feira, 17/3, o evento “Empresas Amigas do Migrante”, da Visão Mundial, cujo objetivo é sensibilizar o empresariado de Manaus a contratar refugiados e migrantes venezuelanos, que buscam no Brasil oportunidades de uma vida melhor.     O encontro, voltado aos representantes de pequenas, médias e grandes empresas de Manaus, vai ocorrer das 17h às 20h, no Cassina, localizado na rua Bernardo Ramos, centro histórico. Aberto ao público, as confirmações de presença podem ser realizadas pelo…
Assuntos: Manaus
Próxima notícia

‘Prevenção de Lesões no Trabalho’ é tema de palestra no Sine Manaus

Vacinação de crianças contra a influenza inicia nesta sexta-feira, 6/5

Prefeitura de Manaus cria canal virtual para facilitar acesso ao atendimento do IMMU

PUBLICIDADE
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Informe Digital. Todos os direitos reservados
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção

Utilizamos cookies analisar como você interage em nosso sitePolítica de Privacidade.