FOTO: Acervo PessoalNo Dia Internacional e Estadual da Parteira, comemorado nesta quinta-feira (05/05), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM), reforça o compromisso com o fortalecimento do Programa Estadual de Parto Domiciliar Assistido por Parteiras Tradicionais, visando a diminuição da mortalidade materna e neonatal.
Há 29 minutos
Por Agência Amazonas
Dia Internacional e Estadual da Parteira, nesta quinta-feira (05/05), homenageia e reconhece contribuição dessas profissionais
A parteira Nazaré Souza de Amaral, de 62 anos, nasceu no estado do Pará, mudou-se para o Amazonas com 28 anos e reside até hoje na Vila de Lindoia, no município de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus). Desde os 12 anos, ela acompanha a mãe, que também era parteira, a trazer crianças ao mundo. Nazaré estima ter realizado mais de 300 partos em seus quase 50 anos de trabalho.
A data homenageia e reconhece o papel das parteiras tradicionais no estado. As ações da SES-AM, realizadas em parceria com o Ministério da Saúde e com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), têm como objetivo melhorar a atenção à gestação, ao parto, ao abortamento, ao puerpério e ao recém-nascido, incluindo a melhoria da assistência ao parto domiciliar realizado pelas parteiras.
A Lei Estadual nº 5.312 autoriza a presença de parteiras durante todo o período de trabalho de parto e pós-parto imediato, sempre que solicitadas pela parturiente, nas maternidades, casas de parto e estabelecimentos hospitalares da rede pública e privada do Amazonas.
Nazaré Souza lendo o caderno de anotações da mãe, Maria Jardelina Nogueira, que reúne os conhecimentos da profissão de parteira – FOTO: Acervo Pessoal“Minha bisavó, minha avó e minha mãe eram parteiras, e quando eu comecei a acompanhar minha mãe não gostava muito. Quando cheguei na Vila de Lindoia, achei que podia ajudar minha comunidade e comecei a trabalhar em uma unidade de saúde. Foi quando comecei minha luta por uma sala de parto na unidade. Quando estou assistindo uma gestante, eu me envolvo tanto que sinto as dores junto com ela. Aí é que entra a técnica de alívio de dor, as orientações de posições e a forma de acolhimento dessa mãe”, relatou a parteira.
“O programa é uma das estratégias para redução da morbimortalidade materna e neonatal e para a qualificação e humanização da assistência, que vem sendo implementado pela SES-AM, por meio da área técnica de Saúde da Mulher. A capacitação dada a essas parteiras integra o Projeto ‘Redes Vivas e Práticas Populares de Saúde’”, explicou.
Avanços
De acordo com a gerente de Atenção à Saúde nos Ciclos de Vida da SES-AM, Sandra Cavalcante Silva, o programa estadual foi criado para promover melhorias na assistência à gestação e ao parto domiciliar.
Em muitas localidades do país, a parteira é conhecida como ‘parteira leiga’, ‘aparadeira’, ‘comadre’, ‘mãe de umbigo’, ‘curiosa’, entre outras denominações. Contudo, o Ministério da Saúde adota a designação de parteira tradicional, pois o termo valoriza os saberes e práticas tradicionais e caracteriza a formação e o conhecimento que ela detém.
Conforme a gerente, desde 2008, a SES-AM realiza levantamentos e ações de capacitação, qualificação e mapeamento das parteiras. No Amazonas, constam aproximadamente 1.400 parteiras distribuídas em 53 municípios do estado.
FOTO: Acervo PessoalSegundo o último relatório Situação Mundial da Obstetrícia, realizado pelo Fundo de População das Nações Unidas, o apoio total aos profissionais da obstetrícia, incluindo as parteiras, poderia evitar 67% da mortalidade materna, 64% dos óbitos neonatais e 65% dos casos de bebês natimortos, salvando uma estimativa de 4,3 milhões de vidas por ano.
Notícias relacionadas
- Moura Tapajóz abre 13ª Semana de Enfermagem e Serviço Social abordando a prevenção da mortalidade materna e neonatal Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 830 mulheres morrem todos os dias no mundo de causas evitáveis relacionadas à gravidez e ao parto e 2,5 milhões de recém-nascidos (47% de todas as mortes de menores de 5 anos) morrem todos os anos. Em razão de dados como esses, a Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT), da Prefeitura de Manaus, realizou nesta segunda-feira, 16/5, às 9h, a abertura da 13ª Semana de Enfermagem e Serviço Social da unidade, com programação focada no tema “Prevenção da Mortalidade Materna e Neonatal”. O secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, elogiou a iniciativa…
- Prefeitura e Ministério da Saúde discutem estratégias para a redução da mortalidade materna Com o objetivo de fortalecer o compromisso para a redução da mortalidade materna no Brasil, uma equipe do Ministério da Saúde veio a Manaus apresentar as bases do Termo de Execução Descentralizada (TED), instrumento que formaliza o papel da União, Estado e município para a redução do número de óbitos de mulheres durante a gestação ou até 42 dias após o parto. A reunião aconteceu nesta terça-feira, 29/3, na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), na zona Centro-Sul, entre a equipe do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas (Dapes) do Ministério da Saúde e dos Departamentos de Atenção Primária à…
- SES-AM realiza Oficina de Integração das Parteiras Tradicionais na Atenção à Saúde da Mulher FOTO: Divulgação/SES-AMA Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) realizou a Oficina de Integração das Parteiras Tradicionais na Atenção à Saúde da Mulher na Atenção Básica, em áreas ribeirinhas do estado, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A oficina foi realizada, na segunda e terça-feira (21 e 22/02), na Aldeia Três Unidos (a 60 quilômetros da capital), no Polo Base de Nossa Senhora da Saúde, que pertence à área do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Manaus.
Há 14 minutos
Por Agência Amazonas A oficina tem o objetivo de compartilhar saberes, facilitar a articulação das parteiras e identificar…
- Em roda de çapó, Defensoria intermedeia acordo entre parteiras indígenas sateré-mawé, ribeirinhas e ONG
Há 41 minutos
Por Agência Amazonas Polo da DPE-AM em Maués atuou para conciliação em conflito sobre patrimônio da Organização Não Governamental Mama Ekos O Polo de Maués da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) intermediou um acordo entre integrantes da Organização Não Governamental (ONG) sem fins lucrativos Mama Ekos sobre a posse do terreno onde funcionava a entidade. A ONG atua desde 2017 no município, oferecendo serviço de parto humanizado, realizado por parteiras ribeirinhas e indígenas sateré-mawé. A disputa se deu entre a gestora da ONG, que decidiu encerrar a parceria, vender o terreno da sede e…
- SES-AM participa de Encontro da Associação das Parteiras Tradicionais do Estado do Amazonas
Há 6 minutos
Por Agência Amazonas Evento conta com a participação das parteiras tradicionais do estado, profissionais e pesquisadores da área da saúde FOTOS: Divulgação/SESA Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) participa, de 20 a 22 de abril, do Encontro de Parteiras Tradicionais do Amazonas, com o objetivo de abordar temas correlatos à saúde materno infantil no estado. O encontro acontece das 8h às 17h, nas dependências da Escola de Enfermagem de Manaus – EEM/UFAM e ILMD Fiocruz Amazônia, em Manaus. Participam do evento parteiras tradicionais de vários municípios do Estado e profissionais e pesquisadores da área da saúde.…
- CPNI da Maternidade Balbina Mestrinho retoma parto na água após dois anos de suspensão
Há 26 minutos
Por Agência Amazonas Atendimento não era realizado desde 2020 por conta da pandemia de Covid-19 FOTOS: Divulgação/SES-AMO Centro de Parto Normal Intra-Hospitalar (CPNI) da Maternidade Balbina Mestrinho, unidade da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), retomou, na última terça-feira (1º/03), a realização de parto humanizado na água após dois anos de suspensão. O atendimento havia deixado de ser ofertado em razão da pandemia de Covid-19. O parto na água permite a reutilização das banheiras e, com a retomada, a expectativa é que haja aumento do número de partos realizados na maternidade, que registra, em…
- SES-AM realiza seminário de alinhamento do telemonitoramento do Pré-Natal de Baixo e Alto Risco e intercorrências obstétricas
Há 24 minutos
Por Agência Amazonas O objetivo é reduzir a mortalidade materna no Amazonas FOTO: Rodrigo Santos/SES-AMA Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou, nesta quarta-feira (30/03), a abertura do Seminário Estadual de Alinhamento das Metas do Termo de Execução Descentralizada nº 97, instrumento que formaliza o papel da União, do Estado e dos municípios para a redução do número de óbitos de mulheres durante a gestação ou até 42 dias após o parto. Durante a abertura, o secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad, destacou a participação de 11 municípios do Amazonas no projeto de telemonitoramento do Pré-Natal…
- Sine Manaus disponibiliza 250 vagas de emprego nesta quinta-feira, 3/2 A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 250 vagas de emprego em várias áreas de atuação, nesta quinta-feira, 3/2, de 8h às 17h. O candidato precisa validar a Carteira Digital e Previdência Social (CTPS) no aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” ou acessar o site http://gov.br/trabalho, e para concorrer às vagas, deve acessar o site http://empregabrasil.mte.gov.br para fazer a solicitação de cadastro. Para concorrer a uma das vagas disponíveis ou receber orientação de Cadastro, Carteira de Trabalho Digital e Seguro-Desemprego, os cidadãos devem realizar o agendamento por meio do link https://minhaagendavirtual.com.br/sinemanausagendamento e comparecer ao posto escolhido no dia e hora marcados, portando o comprovante de…
- Sine Manaus oferta mais de 400 vagas de emprego nesta segunda-feira, 16/5 A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 469 vagas de emprego em várias áreas de atuação, nesta segunda-feira, 16/5, de 8h às 17h. O candidato precisa validar a Carteira Digital e Previdência Social (CTPS) no aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” ou acessar o site http://gov.br/trabalho e para concorrer às vagas, deve acessar o site http://empregabrasil.mte.gov.br para fazer a solicitação de cadastro. Para participar da pré-seleção e concorrer a uma das vagas disponíveis ou receber orientação de Cadastro, Carteira de Trabalho Digital e Seguro-Desemprego, os candidatos devem comparecer a um dos postos do Sine Manaus, localizados na avenida Constantino Nery, 1.272, no…
- Sine Manaus oferta 463 vagas de emprego com destaques para a construção civil e o comércio nesta terça-feira, 17/5 A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 463 vagas de emprego em várias áreas de atuação, nesta terça-feira, 17/5, de 8h às 17h. O candidato precisa validar a Carteira Digital e Previdência Social (CTPS) no aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” ou acessar o site http://gov.br/trabalho e para concorrer às vagas, deve acessar o site http://empregabrasil.mte.gov.br para fazer a solicitação de cadastro. Para participar da pré-seleção e concorrer a uma das vagas disponíveis ou receber orientação de Cadastro, Carteira de Trabalho Digital e Seguro-Desemprego, os candidatos devem comparecer a um dos postos do Sine Manaus, localizados na avenida Constantino Nery, 1.272, no bairro…
Discussion about this post