• Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
Get Started
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
PUBLICIDADE
Parintins semana de julgamentos2 Portal Informe Digital

1.ª Vara da Comarca de Itacoatiara realiza sessões do Tribunal do Júri

5 de maio de 2022
na categoria TJAM

Pauta começou na segunda-feira, com a condenação de três réus, e prossegue até esta quinta-feira com a realização de mais dois julgamentos populares.


 

A 1.ª Vara da Comarca de Itacoatiara (distante 276 quilômetros de Manaus) esta realizando nesta semana uma pauta com cinco sessões do Tribunal do Júri para julgar processos relativos a crimes contra a vida (homicídios tentados ou consumados). Os primeiros processos levados a Plenário, na segunda-feira (02/05), foram a Ação Penal de n.º 0000220.82.2017.8.04.4700, que tem como réus João Inácio Azevedo de Paula e Diego Lopes de Castro, acusados da morte de Raimundo Alves Tenório Filho, em janeiro de 2017; e a Ação Penal n.º 0000873-55.2015.8.04.4700, cujos réus, Amarildo Fonseca de Araújo e Hozana Maria Neta do Nascimento, respondem pelo homicídio de Rosalva Moreira da Silva, crime ocorrido em abril de 2015.

As sessões de julgamento estão sendo presididas pelo juiz de direito Saulo Góes Pinto. O promotor de justiça Timóteo Ágabo Pacheco de Almeida, atua pelo Ministério Público. No primeiro júri da pauta, os defensores públicos Náiade Victória Araújo Perrone, Oswaldo Martins Júnior e Stephanny Akemi Belllo Jujimotto, atuaram na defesa dos réus.

Conforme os autos da Ação Penal 0000220.82.2017.8.04.4700, João Inácio e Diego Castro foram denunciados por homicídio qualificado (praticado por motivo torpe e com recurso que impossibilitou a defesa da vítima). O crime que teve como vítima Raimundo Filho, ocorreu em 1.º de janeiro de 2017, por volta das 7h45, na rua Borba, 2.999, bairro Araújo Costa, em Itacoatiara.

Durante os debates o representante do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE), pediu aos jurados a condenação de João Inácio pelo homicídio duplamente qualificado, e a de Diego Castro pelo crime de homicídio qualificado, excluindo o motivo torpe. Já a defesa dos réus pediu a absolvição de ambos pela negativa de autoria.

Os jurados condenaram os réus de acordo com a tese sustentada em plenário pelo promotor de justiça. Com isso, o magistrado aplicou pena de 13 anos e noves meses de prisão, em regime inicial fechado, para João Inácio Azevedo de Paula, e de 10 anos e cinco meses de prisão para Diego Lopes de Castro. Eles respondiam ao processo em liberdade e terão direito de recorrer na sentença nessa condição, até o trânsito em julgado.

Na segunda sessão do dia, foi levada a julgamento a Ação Penal nº. 0000873-55.2015.8.04.4700, que tem como réus Amarildo Fonseca de Araújo e Hozana Maria Neta do Nascimento, acusados de homicídio qualificado contra Rosalva Moreira da Silva, crime ocorrido em 25 de abril de 2015, por volta das 6h, no abrigo do produtor rural, no bairro Colônia.

Amarildo foi condenado a 13 anos e quatro meses de prisão, em regime inicial fechado. Hozana foi absolvida da acusação.

Amarildo teve em sua defesa o advogado Jânio Hender Gomes Lopes. O defensor público Lucas Fernandes Matos atuou na defesa da ré Hozana Maria.

Durante os debates em plenário, o promotor de justiça pediu a condenação dos dois réus de acordo com a sentença de pronúncia. Já a defesa pediu a absolvição dos acusados. Ao final, os jurados votaram pela absolvição de Hozana Maria Neta do Nascimento e pela condenação de Amarildo Fonseca de Araújo.

Amarildo Fonseca de Araújo ficou preso de 25 de abril de 2015 a 19 de maio de 2018 e voltou a ser preso em 17 de agosto de 2020, permanecendo assim até a data do julgamento. Com isso, o período de quatro anos e nove meses em que permaneceu na prisão será abatido na pena, mas o magistrado determinou, na sentença, que Amarildo permaneça preso para iniciar o cumprimento provisório da sentença condenatória.

Das sentenças, cabem apelação.

 

#PraTodosVerem – a foto que ilustra a matéria mostra uma das sessões de julgamento popular realizadas nesa semana em Itacoatiara, no momento da leitura da sentença pelo juiz Saulo Góes. 

 

 

Carlos de Souza

Foto: Acervo da Comarca de Itacoatiara

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Telefones | (92) 2129-6771
E-mail:   [email protected]

 

Notícias relacionadas

  • 2.ª Vara do Tribunal do Júri pauta 98 processos para julgamentos em plenário no primeiro semestre As sessões de júri popular marcada por esta Vara estão previstas para acontecer a partir de 3 de março. A 2.ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus iniciará em 3 de março os julgamentos em plenário de processos de crime contra a vida (feminicídios, homicídios e tentativas de homicídio) pautados para este primeiro semestre de 2022. Estão previstas 98 sessões de julgamentos para o período.   Abrindo a pauta, no dia 3 de março, dois processos serão submetidos a júri popular: o de n.º 0208304-57.2016.8.04.0001, que tem como réus Robert Tompsom Garcia Moreira e Luiz Carlos Assunção…
  • 3.ª Vara do Tribunal do Júri reduz tempo para instrução e julgamento de crimes dolosos contra a vida Mesmo considerando o período da pandemia, em que foi necessário suspender as sessões de julgamento em plenário – que são presenciais – , a unidade judiciária reforçou o trabalho na fase sumariante. A 3.ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus vem reduzindo o tempo para instrução e julgamento de processos de crimes dolosos contra a vida, mesmo com os períodos de restrição à realização de atos presenciais, em decorrência das medidas de combate e prevenção à propagação do coronavírus. Esse período, inclusive, impossibilitou a realização de julgamentos populares, não somente pela 3.ª Vara, mas também pelas demais…
  • Tribunal do Júri condena dois acusados de participação em homicídio a mais de 15 anos de prisão Os réus respondiam pelo homicício de Eline Leandra Muniz, além de tentativa de homicício contra João Santiago de Almeida Neto, crimes ocorridos no bairro Planalto.   A 3.ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus julgou e condenou os réus Johnsson Alves Barbosa e Paulo Felipe Pinheiro Garcia, acusados da morte de Eline Leandra Marques Daça Muniz e de tentativa de homicídio contra João Santiago de Almeida Neto, crime ocorrido no feriado de 5 de setembro, em 2011, no bairro Planalto, zona Centro-Oeste de Manaus. Johnsson (conhecido como 'Playboy') está foragido do sistema prisional da capital e foi…
  • 2.ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus inicia pauta de julgamento deste primeiro semestre Na segunda-feira (07/03), integrando a programação da "Semana da Justiça pela Paz em Casa", a Vara realizará uma série de julgamentos de crimes de feminicídio. A 2.ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus iniciou na quinta-feira (03/03) a pauta de julgamento em plenário referente ao primeiro semestre de 2022. A primeira sessão julgou a Ação Penal n.º 0208304-57.2016.8.04.0001, que terminou com a absolvição do réu Robert Tompsom Garcia Moreira, acusado de homicídio qualificado contra Nelson Oliveira Ribeiro e tentativa de homicídio contra Kaleandro Aguiar Ribeiro. A sessão de julgamento, realizada no Fórum Ministro Henoch Reis, foi presidida…
  • Julgamento de mulher acusada de mandar matar a mãe abre pauta da 1.ª Vara do Tribunal do Júri para este semestre Segundo a denúncia formulada pelo Ministério Público, Sarah Martins Chaves teria contratado Airton Veras e Cristiano Mascarenhas para cometer o crime.  A 1.ª Vara do Tribuna do Juri pautou 78 processos para serem julgados no primeiro semestre deste ano. A primeira sessão de julgamento, pautada para o dia 1.º de fevereiro (próxima terça-feira), será relativa à Ação Penal n.º 0335064-66.2007, que tem como réus Airton Veras Bastos, Sarah Martins Chaves e Cristiano Caldas Mascarenhas. Eles são acusados da morte Isabel Martins Chaves, em 8 de junho de 2007. Conforme denúncia do Ministério Público, o crime teria sido cometido por Airton…
  • Justiça condena a 27 anos de prisão acusado de homicídio contra suboficial da Marinha do Brasil Na sentença, a magistrada que presidiu a sessão de julgamento popular também condenou o autor do crime a pagar indenização por danos morais no valor de R$ 80 mil à família da vítima.   A 2.ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus julgou na quarta-feira (04/05) a Ação Penal n.º 0734592-43.2020.8.04.0001 e condenou Dineilson Joaquim Ferreira de Oliveira a 27 anos de prisão. Também ré no processo, Danielle Lameira da Fonseca foi absolvida da acusação de homicídio e condenada pelo crime de lesão corporal, com direito a transação penal. Dineilson, Danielle e outro réu que morreu durante…
  • Em Eirunepé, Tribunal do Júri realiza quatro sessões de julgamento com três condenações Nos quatro processos julgados, os acusados utilizaram armas brancas (facas ou terçados) para cometer os crimes de homicídio e de tentativas de homicício.  A Vara Única de Eirunepé (distante 1159 quilômetros da capital) realizou nesta semana quatro sessões de julgamento no Tribunal do Júri. Três delas foram concluídas com a condenação dos réus e uma com a absolvição. As sessões foram presididas pelo juiz de Direito Jean Carlos Pimentel dos Santos. Pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE/AM) atuou o promotor de justiça Iranilson Ribeiro. Na segunda-feira (25/04), foi julgada a Ação Penal nº. 0000076-56.2020.8.04.4100, que tem como réu…
  • Justiça condena réu acusado de homicídio ocorrido em 2020 no Centro de Manaus Uma discussão teria sido o motivo da morte de Flaviano Assis de Oliveira e a tentativa de homicídio contra Nelria Alencar da Silva. Dos dois réus que figuravam na Ação Penal, um foi absolvido. A 3.ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus julgou na terça-feira (05/04) a Ação Penal de nº. 0692875-51.2020.8.04.0001 que tinha como réus Rômulo Tavares de Elias e Reginaldo da Silva Carvalho, acusados da morte de Flaviano Assis de Oliveira e tentativa de homicídio contra Nelria Alencar da Silva, crimes ocorridos em julho de 2020, na Avenida Joaquim Nabuco, Centro de Manaus. Rômulo Tavares…
  • Homem é condenado a 52 anos de prisão em julgamento realizado pela 3.ª Vara do Tribunal do Júri Raimundo Joilson Santos de Azevedo, conhecido como "Joia" foi condenado por dois homicídios qualificados, tentativa de latrocínio, além de furto, estelionato e apropriação indébita. Após dois dias de trabalho em plenário, a 3.ª Vara do Tribunal do Júri encerrou na tarde de quinta-feira (31/03) o julgamento de Raimundo Joilson Santos de Azevedo, mais conhecido como “Joia”, condenado a 52 anos de prisão. Entre os crimes pelos quais o Conselho de Setença considerou o réu culpado e que resultaram na pena de mais de 50 anos de reclusão, estão os homicídios que tiveram como vítimas Francisco Elenilson da Silva Enes (“Nonô”)…
  • 3.ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus pauta 132 processos para serem julgados neste ano Trabalhos em plenário têm início nesta terça-feira, com o júri popular de um réu acusado de tentativa de homicídio.   Com o julgamento da Ação Penal de número n.º 0242502-91.2014.8.04.0001, que tem como réu Feliphe Gonçalves Pereira, a 3.ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus inicia nesta terça-feira (01/02) os trabalhos em plenário da pauta definida para este ano, que inclui 132 processos – sendo 67 neste primeiro semestre –, a serem submetidos a júri popular, o último deles marcado para 7 de dezembro.  O réu Feliphe Gonçalves Pereira é acusado de tentativa de homicídio contra Raimundo…
Assuntos: BorbaEstado do AmazonasItacoatiaraManaus
Próxima notícia
CNJ reúne-se com o Conselho Penitenciário do Amazonas

CNJ reúne-se com o Conselho Penitenciário do Amazonas

Governo do Amazonas assina ordem de serviço para revitalização do Terminal Portuário de Urucará

Governo do Amazonas assina ordem de serviço para revitalização do Terminal Portuário de Urucará

Corregedora Nacional de Justiça e demais representantes do CNJ inspecionam unidades prisionais do Amazonas

PUBLICIDADE
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Informe Digital. Todos os direitos reservados
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção

Utilizamos cookies analisar como você interage em nosso sitePolítica de Privacidade.