• Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
Get Started
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
PUBLICIDADE
LC3A1brea 6 Portal Informe Digital

Precariedades das instalações prisionais no município de Lábrea são relatadas à Corregedoria de Justiça

4 de maio de 2022
na categoria TJAM

A improvisação do ambiente de uma delegacia para suprir a ausência de um presídio; a ausência de celas exclusivas para mulheres e presos, há mais de dois anos, privados do direito a banho de sol foram algumas das precariedades relatadas pela juíza titular da Comarca.


 

Estruturas insalubres; ausência de celas exclusivas para mulheres; lonas no teto – improvisadas – para conter as águas das chuvas; os presos sem espaço apropriado para a banho de sol há pelo menos dois anos; instalações com vazamentos e rachaduras, além de infiltrações e falta de pessoal especializado para atuar como carcereiros são alguns dos problemas notificados no único estabelecimento prisional do município de Lábrea (distante 701 quilômetros de Manaus) e apresentados pelo Juízo da comarca à Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas.

Essas e outras deficiências, segundo a juíza titular da comarca, Andressa Piazzi, somam-se a outros problemas, tais como a improvisação do ambiente de uma delegacia para suprir a ausência de um presídio.

Notificados durante as constantes inspeções realizadas pela magistrada, a falta de uma atenção maior do Poder Executivo para com o sistema prisional em Lábrea compromete a integridade dos presos, em sua maioria provisórios, apontou a juíza Andressa Piazzi, comentando que a falta de estrutura também pode favorecer a fuga e até a eclosão de rebelião por parte dos presos.

Em razão da constância e da quantidade de problemas estruturais e de pessoal detectados nas inspeções perante o único estabelecimento que serve como unidade prisional em Lábrea, a juíza titular da comarca solicitou audiência com a corregedora-geral de Justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha Jorge, para que o órgão de correição, dentro das limitações de sua competência, possa auxiliar o Juízo da comarca, em seu ofício de julgar com eficiência e prezar pelo bom cumprimento da Execução Penal.

“A situação observada na delegacia de Lábrea, que em nosso sentir, apresenta-se como degradante para os detentos, compelem o Poder Judiciário a buscar providências, pois compete ao mesmo Poder Judiciário a fiscalização e a adoção de medidas necessárias para a garantia da integridade e da dignidade dos presos. Registre-se que o Supremo Tribunal Federal já reconheceu a legitimidade de o Poder Judiciário intervir nos casos de violação massiva de direitos fundamentais, com o uso da lei para obrigar o Poder Executivo a cumprir os preceitos para a tutela da pessoa humana”, enfatizou a juíza Andressa Piazzi.

Além dos problemas já mencionados, a magistrada também relatou à Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas outras deficiências no ambiente prisional, tais como: a ausência de manutenção e conservação predial; extensas rachaduras no piso contíguo às celas e – nestas áreas contíguas às celas – a existência de esgoto a céu aberto, o que, segundo a juíza, coloca em risco a integridade física e a saúde não somente dos presos, mas dos funcionários da unidade.

Diante da ausência de manutenção por parte do Estado, a magistrada citou que, com o apoio de empresários locais e com valores disponibilizados pelo Judiciário, provenientes de transações penais, foi possível a parcial construção de um muro e a instalação de cerca elétrica e concertina no ambiente prisional, obra esta que, segundo a juíza, encontra-se inacabada diante da insuficiência de verbas.

Ao ouvir o relato apresentado pela juíza Andressa Piazzi, a corregedora-geral de Justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha, enfatizou o princípio da separação e da independência entre os Poderes, contudo, prontificou-se a colaborar para uma solução célere da situação apresentada, solicitando a atuação do Poder Executivo.

Em razão da inspeção do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a estabelecimentos prisionais do Amazonas neste semana, a corregedora também prontificou-se a apresentar os problemas relatados pela magistrada à comitiva nacional.

 

#PraCegoVer – a foto que ilustra a matéria mostra a juíza titular de Lábrea, Andressa Piazzi (à direita), em reunião com a corregedora-geral de Justiça, desembargadora Nélia Caminha e com o juiz-corregedor auxiliar, Igor Campagnolli.

 

 

Afonso Júnior (CGJ/AM)
Fotos: Acervo (Comarca de Lábrea)

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Telefones | (92) 2129-6771
E-mail:   [email protected]

 

 

Notícias relacionadas

  • Após intervenção da Ageman, Águas de Manaus retira 19 vazamentos no residencial Vila Suíça  Após ser notificada pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), a empresa Águas de Manaus retirou 19 vazamentos que estavam comprometendo o abastecimento de água tratada dos moradores do residencial Vila Suíça no bairro Tarumã, zona Oeste de Manaus.         A demora da concessionária em atender aos chamados dos moradores, levou os usuários a acionarem a Ageman por meio das redes sociais da agência.   Engenheiros da Diretoria Técnica de Concessões, Obras e Saneamento da Ageman estiveram no residencial, conversaram com os usuários de várias ruas, vistoriaram o reservatório que abastece os…
  • TJAM realizará mutirões de audiências para dar celeridade a processos de réus presos transferidos do interior para Manaus, anuncia Corregedoria Providência foi instituída pelo Provimento n.º 412/2022 publicado pela Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas. A partir deste ano, sempre nos meses de abril e outubro, o Poder Judiciario Estadual passará a realizar mutirões de audiências com o objetivo de dar celeridade aos processos de réus presos que foram transferidos do interior para a capital em razão da periculosidade destes e de outros fatores. Os mutirões foram instituídos pela Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ/AM) com a publicação do Provimento n.º 412/2022, divulgado na edição da última terça-feira (25) do Diário da Justiça Eletrônico (DJe). De acordo com a juíza-corregedora auxiliar,…
  • Vazamentos na rede de água representam mais de 50% das vistorias realizadas pela Ageman no primeiro mês do ano  Os vazamentos na rede de água tratada representaram mais de 50% das vistorias realizadas pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) somente no mês de janeiro deste ano. No total, foram atendidos 22 registros de usuários que relataram a ocorrência de vazamentos em diversos bairros da cidade. Além de verificar in loco os problemas e ouvir os usuários, os engenheiros da Diretoria Técnica de Concessões, Obras e Saneamento da Agência acompanharam os reparos dos serviços, a conclusão e, principalmente, a recomposição asfáltica das ruas e avenidas afetadas, que, conforme o contrato de concessão, deve ser realizada pela…
  • Juízes da 2.ª VEP recebem comissão de representantes de familiares de presos para ouvir reivindicações A reunião aconteceu na sexta-feira, com a participação de representantes da Defensoria Pública e da OAB/AM, logo após uma manifestação ocorrida na área externa do Fórum Ministro Henoch Reis. Uma comissão formada por esposas e outros familiares de presos do sistema prisional da capital foi recebida na sexta-feira (17/12), na 2.ª Vara de Execução Penal (VEP) do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) pelos juízes que atuam na unidade de judiciária, localizada no Fórum Ministro Henoch Reis. Antes da reunião, cerca de 100 parentes dos detentos realizaram uma manifestação na área externa do fórum, no bairro de São Francisco, zona…
  • TJAM receberá equipe da Corregedoria Nacional de Justiça para inspeção no período de 2 a 6 de maio Como parte do trabalho regularmente realizado pelo órgão nacional, a equipe de inspeção irá colher informações sobre o funcionamento dos setores administrativos e judiciais de 1.º e do 2.º Graus e das serventias extrajudiciais. A Corregedoria Nacional de Justiça realizará, no período de 2 a 6 de maio, inspeção no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). A atividade é destinada a verificar o funcionamento dos setores administrativos e judiciais de 1.º e de 2.º Graus do órgão, bem como das serventias extrajudiciais. A medida está prevista na Portaria n.º 79/2021 (com alterações pelas Portarias n.º 80/2021, n.º 4/2022 e n.º…
  • Magistrados do TJAM prestigiam inauguração de brinquedoteca em unidade prisional do Amazonas Os magistrados Luís Carlos Valois, Sabrina Ferreira, Fábio Alfaia e Michael Araújo participaram do evento, no Compaj. Representantes do Tribunal de Justiça do Amazonas estiveram presentes na inauguração da primeira brinquedoteca do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), localizado no quilômetro 8 da BR-174 (Manaus-Boa Vista), ocorrida na quarta-feira (19/01). Coordenado pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), o espaço recreativo tem o objetivo de proporcionar um ambiente dinâmico às crianças no processo de interação familiar, visando à reinserção dos detentos na sociedade por meio de sua valorização e convívio com os familiares. O Tribunal foi representado na inauguração pelo…
  • Corregedora Nacional de Justiça e demais representantes do CNJ inspecionam unidades prisionais do Amazonas Localizados, ambos, na BR-174, o Centro de Detenção Feminino (CDF) e o Centro de Detenção Provisório de Manaus II foram inspecionados pela ministra Maria Thereza de Assis Moura, por demais representantes do CNJ e por integrantes do DMF. A ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e corregedora nacional de Justiça, Maria Thereza de Assis Moura, inspecionou, na manhã desta quinta-feira (5/03), as instalações do Centro de Detenção Feminino (CDF) e do Centro de Detenção Provisório de Manaus II (CDPM II), ambos localizados no Km 8 da rodovia BR-174. A inspeção às duas unidades prisionais fez parte da programação da…
  • Inspeção no CDPM II e no CDF abre cronograma do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do TJAM para este ano As inspeções seguem as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça quanto à organização e ao funcionamento dos GMFs nos Tribunais.   O Grupo Permanente de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Tribunal de Justiça do Amazonas (GMF/TJAM), que é presidido pelo desembargador Elci Simões de Oliveira, realizou na manhã da última sexta-feira (18/03) uma inspeção no Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM II) e no Centro de Detenção Feminino (CDF), ambos localizados no quilômetro 8 da BR-174. A ação marcou o início do cronograma de inspeções a serem realizadas neste ano pelo GMF/TJAM em unidades prisionais em funcionamento no…
  • Representantes do TJAM e do CNJ definem ações preparativas à inspeção nas Varas de Execução Penal e nos estabelecimentos prisionais do Amazonas Concomitantemente à inspeção nacional ordinária, correição em caráter extraordinário nas VEPs e nas unidades prisionais será realizada no período de 2 a 6 de maio deste ano. Uma reunião entre representantes do Poder Judiciário Estadual e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estabeleceu ações preparativas à correição extraordinária que será conduzida pela Corregedoria Nacional de Justiça no período de 2 a 6 de maio deste ano nas Varas de Execução Penal e em unidades prisionais do Amazonas (capital e interior). A atividade ocorrerá concomitantemente à inspeção ordinária a ser realizada pelo órgão nacional nas unidades administrativas e judiciárias do Tribunal…
  • TJAM divulga editais de remoção para Varas e Comarcas de Manaus e do interior São sete editais e os juízes aptos têm prazo de 15 dias a conta da primeira publicação para apresentar inscrição.   O Tribunal de Justiça do Amazonas divulgou editais de remoção de juízes para Varas da capital e comarcas do interior do Estado. Os documentos estão disponibilizados no Diário da Justiça Eletrônico desta sexta-feira (01/04), a partir da página 16 do Caderno Administrativo. Para Manaus, são os seguintes editais: 10/2022 – PTJ, remoção para a 2.ª Vara do Juizado Especializado do Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca de Manaus, pelo critério de antiguidade; 11/2022 – PTJ, remoção para…
Assuntos: LábreaManaus
Próxima notícia
Diretor-presidente da Arsepam diz que reforçará fiscalização do transporte rodoviário intermunicipal em Iranduba

Diretor-presidente da Arsepam diz que reforçará fiscalização do transporte rodoviário intermunicipal em Iranduba

Hemoam implanta no Amazonas pesquisa de DNA da Malária no sangue de doadores

Hemoam implanta no Amazonas pesquisa de DNA da Malária no sangue de doadores

TJAM abre inscrições para candidato a membro titular do Subcomitê Orçamentário e de Atenção Prioritária ao 1º Grau

TJAM abre inscrições para candidato a membro titular do Subcomitê Orçamentário e de Atenção Prioritária ao 1º Grau

PUBLICIDADE
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Informe Digital. Todos os direitos reservados
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção

Utilizamos cookies analisar como você interage em nosso sitePolítica de Privacidade.