• Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
Get Started
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
PUBLICIDADE
Amarelo Joana Portal Informe Digital

MAIO LARANJA: Coij prepara ações voltadas à prevenção e combate à violência, abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes

4 de maio de 2022
na categoria TJAM

Para este ano, a coordenadoria está mobilizando os magistrados do interior com o objetivo de combater esse tipo de crime.


 

A Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Amazonas (Coij/TJAM) está preparando uma série de ações voltadas à prevenção e combate à violência, abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes durante este mês, envolvendo principalmente as comarcas do interior do Estado. A informação é da coordenadora da Coij, desembargadora Joana dos Santos Meirelles.

De acordo com a magistrada, a coordenadoria tem recebido relatos de ocorrências de violência contra o público infantojuvenil, principalmente no interior do Estado, e, aproveitando que maio é o mês de combate à violência, abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, cuja campanha é intitulada de “Maio Laranja”, a Coij vai desenvolver ações de conscientização e alerta para esse tipo de crime, que “deixa marcas profundas, atingindo não apenas fisicamente, mas, sobretudo, o emocional e o psicológico dessas crianças e jovens”, conforme a desembargadora.

Joana Meirelles adiantou que está conversando com todos os juízes das Comarcas do interior para que desenvolvam ações ou atividades específicas ao longo deste mês com o objetivo de alertar as comunidades que a violência, o abuso e a exploração sexual de meninas e meninos e de adolescentes devem ser combatidos com a denúncia. “As pessoas precisam entender que essas e demais violações são crimes e aqueles que praticam os atos responderão na Justiça. Qualquer pessoa que tenha conhecimento desses crimes contra crianças e adolescentes não pode se calar, deve denunciar, principalmente porque muitos casos de violência resultam na morte da vítima”, reforçou a desembargadora.

Em relação ao interior, a coordenadora da Coij informou que visitará as Comarcas de Manacapuru, Itapiranga e Silves, como parte da programação do Maio Laranja, no TJAM.

A coordenadoria também apoia as iniciativas na capital. No início desta semana, a magistrada participou de um ato público de iluminação da fachada do Teatro Amazonas, alusiva ao Maio Laranja, no Largo de São Sebastião, em Manaus. Coordenada pela Secretaria-Executiva de Direitos da Criança e Adolescente da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

No próximo dia 16, na Secretaria Estadual de Educação (Seduc), a desembargadora participará de uma atividade do Maio Laranja destinada a professores da capital e do interior do Estado. “A nossa intenção é colaborar para que a sociedade se conscientize desses crimes e, uma vez compreendendo a profundidade e o impacto que têm na vida dessas crianças e jovens, passe a trabalhar no combate e enfrentamento aos maus tratos, abusos, à exploração sexual e todas as demais formas de violência sofridas na infância e na adolescência, inclusive porque na maioria das vezes esses crimes acontecem dentro de casa”, declarou a desembargadora Joana Meirelles, lembrando que no início desta semana a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto, citou que 90% dos casos de abusos contra crianças e adolescentes acontecem na residência da vítima e 30% deles são praticados pelos próprios pais, conforme a Agência Brasil.

 

 

 

Acyane do Valle

Foto: Chico Batata / 02/05/2022

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Telefones | (92) 2129-6771
E-mail:                   [email protected]

Notícias relacionadas

  • Maio Laranja - Coij participa da abertura da campanha de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes Coordenadora da Infância e da Juventude, desembargadora Joana Meirelles, participou do evento, no Centro de Mídias da Seduc.   A desembargadora Joana Meirelles, coordenadora da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Amazonas, participou na segunda-feira (16/05) da abertura da “Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes”, com o tema “Faça bonito, proteja nossas crianças”. O evento, realizado no Centro de Mídias da Seduc, no bairro Japiim, zona Sul de Manaus, foi promovido pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/Am) e pelas Secretarias Estaduais de Educação e Desporto…
  • Itapiranga realiza palestras de conscientização nas escolas e centros comunitários como parte da Campanha Maio Laranja A campanha tem a finalidade de reforçar ações de prevenção e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A Comarca de Itapiranga (a 341 quilômetros de Manaus) sediou na última quarta-feira (4/05), uma reunião para alinhamento das ações alusivas ao 18 de maio, "Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes", e à "Campanha Maio Laranja”, voltada para o tema. A atividade foi realizada na sede do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) - onde funciona o Conselho Tutelar de Itapiranga - e integra uma série de ações voltadas…
  • Magistradas do TJAM participam de painel sobre carreira jurídica, em evento alusivo ao "Mês da mulher" Promovido pela Faculdade Santa Tereza e pela OAB/AM, evento aconteceu na tarde de quinta-feira com a participação de profissionais de vários segmentos da área jurídica.   Com o relato de suas trajetórias profissionais, as desembargadoras Maria das Graças Pessôa Figueiredo, Maria do Perpétuo Socorro Guedes Moura e Joana dos Santos Meirelles participaram, na tarde de quinta-feira (24/03), do "Painel de Conversa sobre Carreiras Jurídicas", promovido pela Faculdade Santa Teresa e pela Ordem de Advogados do Amazonas – Seccional Amazonas (OAB/AM), como parte das homenagens ao "Dia Internacional da Mulher", comemorado neste mês de março. A atividade permitiu aos participantes a…
  • Esmam comemora 25 anos de existência em solenidade híbrida, prestigiada por várias autoridades   Durante o evento, ocorreu a certificação de 11 magistrados do TJAM que concluíram o Curso de Formação Inicial”, ministrado pela instituição, além de Aula Magna proferida pelo professor doutor Eduardo Arruda Alvim.   A Escoa Superior de Magistratura do Amazonas (Esmam) realizou na manhã desta quinta-feira (03/02) uma solenidade comemorativa pelos 25 anos de existência da instituição. A cerimônia – que ocorreu em formato híbrido em observância às medidas de prevenção à covid-19 – teve transmissão pelo canal do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) no YouTube e contou com a participação de várias autoridades, do corpo técnico da…
  • Desembargadora Joana Meirelles ministra palestra em curso para a Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes dos municípios da Calha do Madeira Na modalidade a distância, a capacitação aconteceu no último sábado e a coordenadora da Coij/TJAM fez a palestra de abertura, a partir de Manaus, no Centro de Mídias da Seduc.   A coordenadora da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargadora Joana dos Santos Meirelles, ministrou no último sábado (05/02), no Centro de Mídias da Secretaria de Estado da Educação e Qualidade de Ensino (Seduc/AM), a palestra de abertura do "Curso de Capacitação EAD para a Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes", direcionada aos municípios da Calha do Rio Madeira (Humaitá, Manicoré, Novo Aripuanã, Apuí…
  • CGJ orienta juízes e representantes de Unidades do TJAM para o fortalecimento de projetos e ações direcionados à Infância e à Juventude Em reunião, corregedora-geral de Justiça, desembargadora Nélia Caminha, recomendou prioridade ao Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento e incentivou o estabelecimento da prática de “famílias acolhedoras”, que tem amparo do art. 34 do ECA. A corregedora-geral de Justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha Jorge reuniu-se nesta semana com magistrados e representantes de unidades do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) para tratar sobre projetos e ações direcionados ao segmento da Infância e da Juventude. Nas tratativas, a Corregedoria recomendou prioridade na utilização e alimentação do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento e, dentro da possibilidade de cada comarca, em concentrar…
  • Magistrados do TJAM participam de apresentação de manual sobre depoimento especial de crianças e adolescentes de comunidades tradicionais O manual é resultado do projeto-piloto desenvolvido pelo CNJ perante os TJs do Amazonas, de Matro Grosso do Sul, da Bahia e de Roraima, em parceria com o "Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento".   O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizou nesta sexta-feira (11/02) o encontro “Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes Pertencentes a Povos e Comunidades Tradicionais”, com o objetivo de detalhar o "Manual Prático" elaborado sobre o tema. O documento é resultado de projeto-piloto desenvolvido perante os Tribunais de Justiça do Amazonas (TJAM), de Mato Grosso do Sul (TJMS), da Bahia (TJBA) e de Roraima (TJRR),…
  • Projeto Encontrar Alguém viabiliza estágio de convivência entre adotante e criança de 11 anos O estágio de convivência precede a sentença final do processo que tramita no Juizado da Infância e da Juventude, que definirá se a adoção será efetivada.   Este 16 de maio ficará guardado para sempre na memória e principalmente no coração da advogada carioca Lilibeth de Azevedo, 43. Nessa data ela recebeu da juíza Rebeca de Mendonça Lima, titular do Juizado da Infância e Juventude Cível da Comarca de Manaus, a autorização para Estágio de Convivência com uma criança de 11 anos de idade, que vivia acolhida em abrigos, e a qual ela pretende adotar. Em decisão interlocutória proferida nesta…
  • TJAM fará lançamento oficial da Campanha Restitua Amor em evento na modalidade virtual, na sexta-feira A campanha busca sensibilizar as pessoas que vão declarar o Imposto de Renda a destinarem parte do valor devido para os fundos Estadual e Municipal para a Infância e Adolescência.   O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), por meio da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coij), realizará na sexta-feira (08/04), às 10h, a abertura da "Campanha Restitua Amor", que busca sensibilizar as pessoas que vão declarar o Imposto de Renda a destinarem parte do valor devido para os Fundos Estadual e Municipal para a Infância e Adolescência. O evento, que será realizado na modalidade virtual, terá transmissão pelo…
  • Coij lança a Campanha Restitua Amor, que estimula contribuintes a destinar parte do Imposto de Renda devido aos Fundos Estadual e Municipal para Infância e Adolescência Ação tem a parceria da Receita Federal no Amazonas e foi lançada na manhã na última sexta-feira.   A desembargadora Joana Meirelles, coordenadora da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Amazonas, defendeu na sexta-feira (08/04) a destinação privilegiada de recursos públicos para as áreas de proteção da infância e da juventude, lembrando que essa foi inclusive uma preocupação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que estabelece mecanismos para que os contribuintes possam cooperar diretamente com o financiamento dos fundos constitucionais do setor. A fala da desembargadora ocorreu durante o lançamento da “Campanha Restitua Amor”, que…
Assuntos: ItapirangaManacapuruManausSilves
Próxima notícia
Procon-AM apreende 19 Kg de produtos em supermercado

Procon-AM apreende 19 Kg de produtos em supermercado

Titular da Sejusc visita as obras do PAC Studio 5 Centro de Convenções

Titular da Sejusc visita as obras do PAC Studio 5 Centro de Convenções

Educação Inclusiva: escola estadual em Manaus é referência no ensino para alunos com deficiência visual

Educação Inclusiva: escola estadual em Manaus é referência no ensino para alunos com deficiência visual

PUBLICIDADE
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Informe Digital. Todos os direitos reservados
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção

Utilizamos cookies analisar como você interage em nosso sitePolítica de Privacidade.