• Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
Get Started
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
PUBLICIDADE

Prefeitura promove curso de educação financeira a indígenas venezuelanos no Tarumã

3 de maio de 2022
na categoria Prefeitura da Capital

 

A Prefeitura de Manaus, em ação conjunta com o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), do Ministério da Justiça e Segurança Pública e o Banco Central do Brasil, realizou, nesta terça-feira, 3/5, um curso de educação financeira básica para os indígenas venezuelanos warao, acolhidos nos abrigos Tarumã-Açu I e Tarumã-Açu II, localizados na zona Oeste da cidade e administrados pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc). Diversas ações vêm sendo realizadas pelo poder público municipal, a fim de incentivar práticas que garantam a autonomia dos refugiados.

52048394960 89bf8138ac o Portal Informe Digital

 

 

 

 

Para a secretária da Semasc, Jane Mara Moraes, a realização do curso é um poderoso e bem-vindo reforço às atividades já realizadas com as famílias acolhidas, como a promoção de feiras de artesanato, por exemplo. Com a repercussão satisfatória, abre-se uma margem para a expansão das ações. “Recebemos refugiados em todos os equipamentos da Semasc, então a ideia é capacitar uma turma de multiplicadores que possam trabalhar também com o público da assistência social, afinal, a educação financeira é de extrema importância nesse contexto”, conta a secretária.

 

Realizada pela primeira vez de maneira presencial, a capacitação já vinha sendo oferecida pelo Conare em outras cidades pelo país, mas apenas de forma on-line.

 

Com o intuito de introduzir a essa população os conceitos básicos da realidade financeira do Brasil, o curso abordou temas como a abertura de contas, modalidades disponíveis, tipos de operação de crédito e o uso do PIX, além de dicas de segurança a fim de evitar possíveis golpes.

 

Segundo a chefe do Escritório Regional da Coordenação Geral do Conare (MSJP), Clarissa Carmo, a capacitação, que terá duração de dois dias, tem papel fundamental ao apresentar aos refugiados aspectos monetários do país que podem ser novidade, como o PIX, por exemplo. “Nossa intenção é trazer esses conhecimentos de forma que todas as pessoas que estão aqui, além de conhecer as especificidades da nossa cultura financeira, consigam fazer cálculos financeiros conscientes, chegando a um orçamento doméstico adequado ao fim do mês”.

 

Analista do Banco Central e palestrante do evento, Ricardo Laureno destaca a importância da ação como forma de desenvolver a independência financeira dessas famílias. A chave do sucesso, segundo Laureno, é a metodologia utilizada. “A gente não vem aqui para falar um “economês” que ninguém entende, por isso nós nos preocupamos com os termos usados, ministramos as aulas em espanhol e, acima de tudo, tentamos deixá-los o mais à vontade possível, tornando a aula uma conversa mesmo”, ressaltou.

 

Rosanni Magarita Martinez, de 40 anos, faz parte de uma das famílias assistidas pelo abrigo. Em Manaus desde novembro, junto com o marido e quatro filhos, Rosanni já tem planos para o futuro. “De agora em diante pretendo empreender um novo negócio, fazer artesanato. Estou gostando muito do curso e aprendendo muito aqui no Brasil”, finalizou.

Texto – Guilherme Araújo Pacheco / Semasc

— — —

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjzNcrS

Fotos – Marinho Ramos / Semcom

The post Prefeitura promove curso de educação financeira a indígenas venezuelanos no Tarumã appeared first on Prefeitura Municipal de Manaus.

Notícias relacionadas

  • Espaço de acolhimento para indígenas venezuelanos recebe visita de embaixador da União Europeia  O espaço de acolhimento Tarumã-Açu 1, destinado para atendimento aos indígenas venezuelanos warao, recebeu a visita da comitiva liderada pelo embaixador da União Europeia no Brasil, Ignácio Ybáñez, nesta sexta-feira, 8/4. A unidade é coordenada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), e conta com o apoio de organizações internacionais como o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur).   Além do acolhimento, a Semasc tem atuado no processo de saída dos venezuelanos warao desses espaços, principalmente com a oferta de cursos de formação profissional e de participação em eventos de…
  • Manaus sedia workshop nacional de ‘Boas Práticas’ voltado às populações indígenas venezuelanas no Brasil  A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), em parceria com o Ministério da Cidadania e a Agência da ONU para Refugiados (Acnur), realizou, nesta quinta-feira, 5/5, o “Workshop Nacional de Boas Práticas às Populações Indígenas Venezuelanas no Brasil”. O evento ocorreu no Casarão da Inovação Cassina, no Centro.     Com o objetivo de discutir políticas públicas de assistência à população indígena venezuelana, que busca refúgio humanitário no país, o workshop abordou os desafios iniciais, as respostas emergenciais e as soluções duradouras no atendimento aos indígenas acolhidos desde o início do…
  • Prefeitura promove workshop sobre atuação em políticas sociais para parceiros da Acnur  A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), em parceria com a Agência da ONU para Refugiados (Acnur), promoveu, nesta quarta-feira, 30/3, um workshop sobre a atuação da Semasc nas políticas sociais, no Casarão da Inovação Cassina, Centro. O evento, que tem por objetivo apresentar para as organizações locais as políticas públicas de proteção às famílias, formação da cidadania e promoção da equidade e justiça social, reuniu Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e organismos internacionais que trabalham com pessoas refugiadas e migrantes em risco.   “A Semasc trabalha cinco políticas públicas: assistência…
  • Prefeitura de Manaus inicia imunização contra a Covid-19 de indígenas e crianças de 6 a 9 anos  Com o novo avanço da campanha municipal de imunização contra a Covid-19, a Prefeitura de Manaus começou a vacinar, na manhã desta quinta-feira, 27/1, as crianças de 6 a 9 anos sem doenças preexistentes, nos quatro pontos montados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para atendimento exclusivo do público infantil.     Ao mesmo tempo, iniciou a imunização das crianças indígenas de 5 a 11 anos da etnia warao, em postos de atendimento temporário, montados pelas equipes de vacinação da Secretaria na região do Tarumã Açu, zona Oeste, onde os indígenas imigrantes da Venezuela estão abrigados. No local, o atendimento…
  • Juizado da Infância e da Juventude Cível retoma audiências concentradas presenciais nos abrigos da capital Nos últimos dois anos, em razão da pandemia de covid-19, a atividade foi realizada de forma remota.   O Juizado da Infância e da Juventude Cível (JIJC) do Tribunal de Justiça do Amazonas retomou, nesta sexta-feira (1º/4), após dois anos, as audiências concentradas de forma presencial nas entidades de acolhimento. O retorno se deu com a atividade sendo levada ao Abrigo Nacer, que fica localizado no bairro Parque Dez de Novembro, zona Centro-Sul da capital. A ação foi coordenada pela juíza de Direito Rebeca de Mendonça Lima, titular do Juizado, e foram analisados 13 processos e a situação de 20…
  • Prefeitura inicia campanha ‘Manaus por Elas’ em alusão ao Mês da Mulher  A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), articulada com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), iniciou a campanha “Manaus por Elas”, em alusão ao Mês da Mulher, nesta terça-feira, 8/3, na praça da Matriz, Centro. Ao longo do mês serão realizadas diversas ações e atividades voltadas ao empreendedorismo, saúde da mulher, combate à violência, entre outros assuntos ligados ao universo feminino.   As atividades iniciaram com a “Feira para Mulheres Empreendedoras”, com a participação de mulheres atendidas pelo Centro de Referência dos…
  • Justiça determina que entes públicos e órgãos de fiscalização apresentem plano de ação para retirada de flutuantes irregulares do Tarumã-Açú Elaboração do plano foi determinada na manhã de segunda-feira, em audiência conduzida pela juiza Etelvina Braga, que está respondendo pela Vara do Meio Ambiente. A juíza Etelvina Lobo Braga, que está respondendo pela Vara Especializada do Meio Ambiente e Questões Agrárias (Vemaqa), do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), determinou nesta segunda-feira (9/5) que entes públicos e órgãos de fiscalização apresentem, em até 30 dias, um plano de ação para a retirada dos flutuantes da orla do rio Tarumã-Açú, em Manaus. A determinação foi dada durante audiência realizada pela magistrada no âmbito de Ação Civil Pública ajuizada pelo promotor de…
  • Em campanha contra a exploração sexual infantojuvenil, Prefeitura de Manaus realiza atividades na Cidade da Criança  A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, nesta segunda-feira, 16/5, uma manhã de convivência com crianças atendidas pelo Serviço de Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes (Saica) e abrigos Tarumã I e II, responsáveis pelo atendimento de indígenas venezuelanos warao.      A iniciativa foi realizada no parque Cidade da Criança, no bairro Aleixo, zona Centro-Sul, e faz parte da programação da campanha Maio Laranja, alusiva ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, promovida no dia 18 de maio.   Contando também com a presença…
  • Sine Manaus oferece 158 vagas de emprego nesta quinta-feira, 24/2  A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 158 vagas de emprego em várias áreas de atuação, nesta quinta-feira, 24/2, de 8h às 17h. O candidato precisa validar a Carteira Digital e Previdência Social (CTPS) no aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” ou acessar o site http://gov.br/trabalho e para concorrer às vagas, deve acessar o site http://empregabrasil.mte.gov.br para fazer a solicitação de cadastro.     Para concorrer a uma das vagas disponíveis ou receber orientação de cadastro, Carteira de Trabalho Digital e Seguro-Desemprego, os interessados devem comparecer presencialmente a um dos postos do Sine Manaus, portando o comprovante de vacinação (Covid-19), currículo e documentação original (RG,…
  • Sine Manaus oferta 134 vagas de emprego nesta terça-feira, 22/2  A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 134 vagas de emprego em várias áreas de atuação, nesta terça-feira, 22/2, de 8h às 17h.         O candidato precisa validar a Carteira Digital e Previdência Social (CTPS) no aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” ou acessar o site http://gov.br/trabalho e para concorrer às vagas, deve acessar o site http://empregabrasil.mte.gov.br para fazer a solicitação de cadastro. Para concorrer a uma das vagas disponíveis ou receber orientação de Cadastro, Carteira de Trabalho Digital e Seguro-Desemprego, os cidadãos devem comparecer presencialmente a um dos postos do Sine Manaus, portando o comprovante de vacinação (covid-19), currículo e documentação…
Assuntos: Manaus
Próxima notícia

Ageman solicita informações sobre implantação da segunda fase do serviço Zona Azul no centro de Manaus

Prefeito David Almeida autoriza início da recuperação asfáltica do Nova Conquista

Prefeitura imuniza 57% do público-alvo contra sarampo e 39% contra influenza em Manaus

PUBLICIDADE
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Informe Digital. Todos os direitos reservados
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção

Utilizamos cookies analisar como você interage em nosso sitePolítica de Privacidade.