Há 1 hora
Por Agência Amazonas
Segunda etapa do evento aconteceu no sábado (30/04), no parque da Assovam, no Tarumã
FOTOS: Jhota Mendonca/SeprorO Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), apoiou a realização da segunda etapa do Circuito de Vaquejada da Associação dos Vaqueiros do Amazonas (Assovam), realizada no sábado (30/04), no parque da associação, bairro Tarumã, zona oeste de Manaus.
O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) e Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), também participaram do evento, por meio de seus representantes.
O titular da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, destacou que a retomada dos esportes equestres no Amazonas faz parte de um planejamento do Governo do Estado.
“O Programa Agro Amazonas já previa investir nos esportes equestres e nas feiras agropecuárias, por entender que eventos como este geram empregos e oportunidades, tudo de que o estado precisa hoje em sua economia, proporcionando satisfação à população”, afirmou.
Ao parabenizar a diretoria da Assovam e todos os envolvidos no evento, Petrucio disse ainda que, pela magnitude do evento, não teria como o Governo do Amazonas não participar, para o que indicou o Sistema Sepror, via Adaf, ADS e Idam.
“A Adaf cuida da sanidade dos animais, que passam por exames, são submetidos aos cuidados de médicos veterinários, de tratadores, e outros profissionais envolvidos neste processo. Temos também a participação do Idam e da ADS, ajudando com a infraestrutura, garantindo atendimento com tendas, banheiros químicos, sonorização e toda ajuda que se fizer necessária. É um esporte com muita cultura envolvida, é tradição, além do que todos os participantes amam este esporte”.
O secretário de Produção Rural acrescentou que a retomada das manifestações esportivas ligadas às competições equestres não se restringe à capital.
“O governador Wilson Lima determinou que nossa ação chegue também ao interior. Para isso fizemos um levantamento de todas as feiras agropecuárias do estado, e ficamos felizes porque, depois de dois anos de pandemia, os eventos voltaram com toda força, em todos os municípios. São muitas festas tradicionais que mostram a importância do setor primário para a economia do estado. Assim, estamos presentes no interior também”, reforçou.
Circuito
FOTOS: Jhota Mendonca/SeprorFOTOS: Jhota Mendonca/SeprorFOTOS: Jhota Mendonca/SeprorA competição aconteceu na “Cidade dos Vaqueiros”, parque de propriedade da Assovam. Já a preparação dos vaqueiros participantes do Circuito aconteceu na chácara Santa Maria, próxima à sede.
Também na chácara são cuidados cerca de 500 animais, entre bois e cavalos, utilizados durante a vaquejada, que na segunda etapa classificou seis vaqueiros aspirantes (competidor com nível técnico mediano, com desempenho regular no esporte) e três amadores (competidor com um nível técnico bom ou elevado, com desempenho superior aos aspirantes).
“Gostaria de deixar registrado nosso agradecimento ao Governo do Estado. Sem o apoio que foi dado à Assovam, pelo Sistema Sepror, não teríamos como conseguir realizar o torneio em nosso parque”, disse Evandro Alves, presidente da associação.
Ainda segundo Evandro, ao final da temporada, toda a boiada será vendida e o plantel será renovado para a competição do ano seguinte.
“A iniciativa de comprar os bois competidores e depois vender ao final da temporada se torna mais prática, a partir do fato de que não encontramos, nas proximidades de Manaus, animais suficientes disponíveis para aluguel. Além da dificuldade de transporte daqueles eventualmente disponíveis, para estarem nos locais de competição nas datas previstas, sem que possam estar sujeitos a algum acidente ou qualquer outro problema que os impeça de competir”, acrescentou.
O apoio do Governo do Amazonas viabiliza mais organização, profissionalização dos participantes e agilidade junto todos os órgãos oficiais envolvidos, entre eles o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; a Adaf, que fiscaliza as normas sanitárias exigidas; e a Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ), que regulamenta as vaquejadas e garante o cumprimento das exigências do Termo de Ajustamento e Conduta (TAC) em alinhamento com o Ministério Público Federal (MPF) para garantia do conforto e segurança dos animais.
Notícias relacionadas
- Governo do Amazonas apoia retomada dos esportes equestres no Amazonas FOTOS: Felipe Pessoa/SeprorO Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), realizou, ontem (13/04), uma visita técnica com os médicos veterinários da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), na Chácara Santa Maria, localizada no bairro Tarumã, zona oeste de Manaus.
Há 17 minutos
Por Agência Amazonas Sistema Sepror fez visita técnica de apoio aos locais de competições da modalidade esportiva Uma das modalidades do esporte equestre no Amazonas, apoiada pelo Governo do Amazonas, é a Prova de Três Tambores, que será disputada por crianças e adolescentes no Haras Duvale, de…
- Produção de café no Amazonas cresce 10 vezes em 4 anos
Há 9 minutos
Por Agência Amazonas Segundo dados divulgados pela Conab, a produção subiu de 7 mil sacas para 70 mil FOTOS: Djalma Junior/ SeprorAções do programa Agro Amazonas do Governo do Estado, coordenadas pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), vem fortalecendo a cadeia produtiva da cultura do café de forma sustentável no estado, visando também incentivar e qualificar os produtores rurais que investem no crescimento da atividade. De acordo com dados divulgados na terça-feira (18/01), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em 2018, a produção de café no Amazonas saiu de 7 mil sacas para 75,2…
- Governo do Amazonas lança revista com maior investimento realizado no setor primário
Há 12 minutos
Por Agência Amazonas As ações fazem parte do Programa ‘Agro Amazonas’ coordenado pelo Sistema Sepror (Idam, Adaf e ADS) FOTO: Diego Peres/SecomCom propósito de dar transparência aos serviços ofertados aos produtores rurais, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) lançou, nesta sexta-feira (28/01), a 3ª edição da revista ‘Agro Amazonas’ que traz o maior investimento já realizado para alavancar a produção de alimentos no estado. Esta edição reúne uma série de ações e projetos voltados ao fortalecimento do setor primário, entre elas: recuperação de ramais e vicinais, assistência técnica…
- Governo do Amazonas lança edital para o Programa de Regionalização da Merenda Escolar
Há 53 minutos
Por Agência Amazonas Por meio da ADS, certame irá credenciar produtores rurais que fornecerão produtos regionais para merenda escolar em 2022 FOTOS: Ruth Jucá/ADS O Governo do Amazonas, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), lançou, nesta sexta-feira (14/01), o Edital nº 001/2022- CIL/ADS para Credenciamento no Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme). O objetivo é a contratação de produtores rurais, organizações de produtores rurais (associações, cooperativas etc.) e agroindústrias para fornecimento de produtos hortifrutigranjeiros, agroindustriais regionais, florestais, extrativistas, pesqueiros de cultivo e extrativistas, produzidos do Amazonas, para atender o Preme. Por meio do programa,…
- Pedidos para realização de eventos agropecuários devem ser feitos com antecedência, alerta Adaf
Há 42 minutos
Por Agência Amazonas Autorização da autarquia é obrigatória para todas as atividades que contam com aglomeração de animais os interessados devem encaminhar a solicitação com 60 dias de antecedência.FOTOS: Divulgação/AdafCom a previsão de que mais de cem eventos agropecuários sejam realizados, neste ano, no Amazonas, a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) alerta os organizadores/empresas promotoras de eventos interessados em realizar leilões, exposições, feiras, cavalgadas, torneios leiteiros, corridas, entre outros, para que formalizem com antecedência junto à autarquia o pedido de autorização obrigatório. Por meio de fiscalizações in loco, análise de…
- Idam realiza encontro de gerentes que atuam no atendimento às famílias rurais no interior do Amazonas FOTO: Diego Alves/IdamO Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realiza, de hoje (31/03) a sábado (02/04), o Encontro de Gerentes que atuam no atendimento e assistência técnica às famílias rurais nos 62 municípios do Amazonas. A solenidade acontece no Armazém XV, localizado na rua Monteiro de Souza, 370, Centro (Porto de Manaus).
Há 53 minutos
Por Agência Amazonas Palestras, nivelamento e participação de instituições parceiras fazem parte da programação “Aqui estamos com a representatividade de todos os municípios, inclusive alguns com mais de uma unidade local. Essas pessoas são os nossos guerreiros atuando na…
- Ato simbólico em Parintins reforça importância da vacinação contra febre aftosa
Há 44 minutos
Por Agência Amazonas Imunização simbólica aconteceu no Parque de Exposições Luiz Lourenço de Souza e contou com a presença do governador Wilson Lima FOTOS: Emerson Martins/SeprorA Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) realizou um ato simbólico para reforçar a importância da campanha Amazonas Sem Febre Aftosa, na sexta-feira (25/03), no Parque de Exposições Luiz Lourenço de Souza, em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). O evento teve a presença do governador, Wilson Lima, e a participação de mais de 60 produtores rurais locais. A primeira etapa de imunização iniciou no último…
- Governo do Amazonas vai apoiar a realização da 23ª Feira Agropecuária de Autazes
Há 42 minutos
Por Agência Amazonas Foto: Deyserreen Costa/SeprorO Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), vai apoiar a realização da 23ª Feira Agropecuária de Autazes, que vai acontecer entre os dias 24 e 30 de julho, simultaneamente a 24ª Festa do Leite, no Parque de Exposição Jair de Menezes Tupinambá, no município (distante 113 km de Manaus).O assunto foi tratado, nesta segunda-feira (16/04), na sede do Sistema Sepror, em reunião com o secretário da pasta, Petrucio Magalhães; o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Tomas Sanches;…
- No Amazonas, 54,7% da vacinação contra febre aftosa competem a cinco municípios
Há 35 minutos
Por Agência Amazonas Autazes, Itacoatiara, Careiro da Várzea, Parintins e Barreirinha contam com um rebanho de 291,6 mil bovídeos, nesta 1ª etapa Primeira etapa da Campanha Amazonas Sem Febre Aftosa.FOTOS: PH – Visão do ApresentadorIniciada pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), nesta terça-feira (15/03), em 41 municípios do Amazonas, a primeira etapa da Campanha Amazonas Sem Febre Aftosa tem a expectativa de vacinar, até o dia 30 de abril deste ano, 532.680 bovinos e bubalinos de todas as idades. Desse total, 54,7% das aplicações competem a apenas cinco municípios. Juntas, as…
- Produtores da zona rural de Manaus recebem apoio do Governo e da Prefeitura
Há 10 minutos
Por Agência Amazonas Moradores do ramal receberam 55 mil alevinos e orientações técnicas, em parceria com o programa Manaus + Agro Ações voltadas para reforçar o desenvolvimento do setor primário na comunidade do ramal do Areal. FOTOS: Thais Silva/SeprorO Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus realizaram, nesta sexta-feira (29/04), ações voltadas para reforçar o desenvolvimento do setor primário na comunidade do ramal do Areal, no Km 41 da rodovia AM-010 (Manaus-Itacoatiara). A iniciativa ocorre por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e suas vinculadas, Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável…
Discussion about this post