Há 43 minutos
Por Agência Amazonas
A proposta visa disponibilizar informações para estudos sobre a biodiversidade vegetal na Amazônia
FOTOS: Acervo/Michael John Gilbert HopkinsO Programa de Apoio a Organização, Restauração, Preservação e Divulgação das Coleções Biológicas e de Museus do Estado do Amazonas – Coleções Biológicas/Museus –, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado dom Amazonas (Fapeam), tem apoiado diversos projetos de pesquisas. “Apoio Herbário Inpa” é uma das propostas contempladas pelo edital 008/2019 do programa.
Com o objetivo de atualizar bancos de dados, ampliar acervos e implantar novos métodos de preservação das coleções biológicas em museus existentes no Estado, o Programa de Apoio a Organização, Restauração, Preservação e Divulgação das Coleções Biológicas e de Museus do Estado do Amazonas – Coleções Biológicas/Museus também dá suporte à organização, informatização, gestão e divulgação de acervos biológicos institucionais e de museus já existentes e, consideradas estratégicas para o Amazonas em Instituições públicas ou privadas, sem fins lucrativos.
Entre as propostas contempladas pelo edital 008/2019 do programa, o “Apoio Herbário Inpa” busca disponibilizar informações com qualidade para maior visibilidade em estudos sobre a biodiversidade vegetal da Amazônia. O projeto pretende, ainda, tornar o Herbário mais ágil em suas atividades rotineiras. As novas iniciativas incluem as linhas de ação: melhoria da qualidade de imagens das amostras mais importantes do Herbário em alta resolução de cada espécie que ocorre na Amazônia.
De acordo com o coordenador do projeto, o biólogo Michael John Gilbert Hopkins, a organização e digitalização do Herbário têm sido um grande desafio do grupo de pesquisa. Atualmente, o acervo possui quase 300 mil espécimes de plantas e fungos, cerca de 25 mil espécies, sendo considerado o maior acervo da flora da Amazônia brasileira.
Conforme disse Hopkins, a coleção de frutos e sementes (carpoteca) e amostras selecionadas de fungos e briófitas estão sendo fotografadas e todas as amostras serão cadastradas com código de barra, permitindo consulta e organização de amostras diretamente do banco de dados, facilitando os processos de envio e concessão de imagens.
“A parte de código de barras tornará ágil as atividades no herbário e, com muito menos problemas de erros. Também está resultando numa melhoria significativa na qualidade das informações digitais do Herbário, o que permite um controle muito mais eficiente do fluxo de material botânico e a informação associada. Para a população, a informação e amostras representam a fonte fundamental e mais confiável da diversidade vegetal da Amazônia. Tais informações são essenciais para todos os outros estudos relacionados com a flora amazônica”, explica o pesquisador.
Michael John aproveitou para destacar a importância do apoio da Fapeam ao projeto, por meio do Programa de Apoio a Organização, Restauração, Preservação e Divulgação das Coleções Biológicas e de Museus do Estado do Amazonas. “Os recursos da Fapeam são extremamente bem-vindos e são um grande apoio para pesquisa”, destacou.
Herbário Inpa – De acordo com o Sistema de Informação da Biodiversidade Brasileira (SiBBr), o Herbário Inpa foi criado em 1954. Atualmente, tem 247 mil registros, dentre eles, 1.300 typus nomenclaturais, 14 mil fungos macroscópicos e uma coleção de mais de 25 mil fototipos, além das coleções associadas: Xiloteca com mais de dez mil amostras e Carpoteca com dois mil exemplares.
Cerca de 90% do acervo é composto por representantes da flora Amazônica Brasileira e de outros países da bacia Amazônica. Os dados do Herbário Inpa são informatizados através do Programa BRAHMS (Botanical Research and Herbarium Management System).
Notícias relacionadas
- Central de Coleções Microbiológicas recebe apoio do Governo do Amazonas
Há 32 minutos
Por Agência Amazonas Projeto amparado pela Fapeam reúne cerca de 1.400 espécies fúngicas e 300 de bactérias FOTO: Acervo da pesquisadora Patrícia Melchionna AlbuquerqueEstabelecer meios para atualizar bancos de dados, ampliar acervos e implantar novos métodos de preservação das coleções biológicas em museus existentes no Amazonas tem sido tarefa constante do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa de Apoio à Organização, Restruturação, Preservação e Divulgação das Coleções Biológicas e de Museus do Estado – Coleções Biológicas/Museus. Entre os projetos apoiados pelo Estado está o de…
- Revitalização e digitação do acervo do Herbário da Ufam recebe apoio do Governo do Estado
Há 15 minutos
Por Agência Amazonas O objetivo é tornar disponível em meio virtual as informações sobre as plantas depositadas no herbário FOTO: Érico Xavier/FapeamO Governo do Amazonas além de investir em projetos de pesquisas, por meio dos programas ofertados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), também tem apoiado estudos que visam restaurar e informatizar coleções biológicas e museus no estado. Entre eles, está a proposta de revitalização e digitação do acervo de plantas desidratadas do Herbário da Universidade Federal do Amazonas (Huam/Ufam). A proposta recebe apoio do governo estadual no âmbito do Programa…
- Governo do Estado apoia pesquisa sobre novos insetos da Amazônia FOTOS: Acervo do pesquisador Márcio Luiz de OliveiraNovas espécies de vespas, popularmente conhecidas como cabas, e formigas da Amazônia estão sendo descobertas na coleção de invertebrados do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), por meio do projeto “Insetos da ordem Hymenoptera na Amazônia: a diversidade escondida em uma coleção”, apoiado pelo Governo do Amazonas, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
Há 12 minutos
Por Agência Amazonas O estudo recebe apoio por meio do Programa Coleções Biológicas/Museus da Fapeam Coordenada pelo pós-doutor em Entomologia, Márcio Luiz de Oliveira, do Inpa, já descobriu quase 70 espécies, que irão…
- Coleção de microrganismos do CBA recebe revitalização e modernização graças ao apoio do Governo do Amazonas FOTOS: Érico Xavier/FapeamCom a guarda de peças importantes para o desenvolvimento de pesquisas científicas, o acervo de microrganismos do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) passa por um processo de revitalização e modernização. A iniciativa é apoiada pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), beneficiada pelo Programa de Apoio a Organização, Restauração, Preservação e Divulgação das Coleções Biológicas e de Museus do Estado do Amazonas, Edital nº 008/2019.
Há 29 minutos
Por Agência Amazonas Projeto é apoiado pela Fapeam, por meio do Programa Coleções Biológicas/Museus A coleção comporta mais de 2,5…
- Projetos liderados por cientistas mulheres no Amazonas são destaques em exposição virtual da Fapeam FOTO: Érico Xavier/FapeamA Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) lançou, nesta terça-feira (22/02), exposição virtual de pôsteres com pesquisas coordenadas por cientistas mulheres, apoiadas pelo Governo do Estado. A iniciativa integra a programação do Movimento Mulheres e Meninas na Ciência da Fapeam, iniciado no dia 11 deste mês, com objetivo de estimular a igualdade de gênero, assim como incentivar uma maior participação feminina na Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).
Há 49 minutos
Por Agência Amazonas A exposição inédita integra o Movimento Mulheres e Meninas na Ciência e ficará disponível até 31 de março “Nosso objetivo é…
- Acervo de germoplasmas vegetais do CBA recebe informatização do Governo do Amazonas
Há 19 minutos
Por Agência Amazonas O projeto foi concluído por meio do Programa ‘Coleções Biológicas’ da Fapeam Manipulação de material vegetal para cultivo in vitro Banco de Germoplasmas Vegetais do Centro de Biotecnologia da AmazôniaFOTOS: Arquivo pessoal/Pesquisadora Simone da SilvaA conclusão do projeto para informatizar a coleção de germoplasmas vegetais do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) é mais uma meta alcançada do Governo do Estado que, desde 2019, tem apoiado estudos nessa área, por meio do Programa de Apoio a Organização, Restauração, Preservação e Divulgação das Coleções Biológicas e de Museus do Amazonas – Edital 008/2019, via…
- Governo do Amazonas promove ação de diversidade, popularização e interiorização da CT&I FOTO: Érico Xavier/ FapeamPopularizar cada vez mais a Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) nos quatro cantos do Amazonas tem sido uma das metas do governador Wilson Lima, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Uma das ações promovidas neste sentido é o “Fapeam na Estrada: Movimento Mulheres e Meninas na Ciência 2022”, que teve sua primeira edição, nesta sexta-feira (04/03), em Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus).
Há 10 horas
Por Agência Amazonas Atividade “Fapeam na Estrada” ocorreu em Itacoatiara e faz parte da programação do Movimento Mulheres e Meninas na Ciência Os projetos apresentados pelas…
- Governo do Amazonas anuncia ações para estimular participação de mulheres e meninas na ciência FOTOS: Lucas Silva/SecomDois editais inéditos destinados às cientistas mulheres do Amazonas foram anunciados pelo Governo do Estado, nesta sexta-feira (11/02), durante o lançamento da Programação do Movimento Mulheres e Meninas na Ciência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). A ação que marca o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado hoje (11/02), destina um montante de R$ 4.567.200,00 para projetos de pesquisa a serem desenvolvidos por pesquisadoras do estado.
Há 36 minutos
Por Agência Amazonas Medidas incluem novos editais no valor de R$ 4,5 milhões e atividades de popularização da ciência As inscrições…
- Herbário e Viveiro do CESP/UEA promovem conhecimento sobre a flora amazônica
Há 51 minutos
Por Agência Amazonas Em Parintins, o horário de funcionamento do local é de segunda a sábado, das 8h às 17h, e destinado a atividades de coleta, de pesquisa e identificação FOTO: Divulgação/UEAO Herbário e Viveiro do Centro de Estudos Superiores de Parintins da Universidade do Estado do Amazonas (CESP/UEA), localizados no município de Parintins (a 369 km de Manaus), que contam com visitação aberta ao público mediante a agendamento, tem como objetivo criar um diálogo entre a comunidade e a Universidade, além de demonstrar como as espécies da flora amazônica podem ser utilizadas, como é sua…
- Fapeam registrou o maior orçamento de sua história e principais metas alcançadas em 2021 FOTO: Érico Xavier/FapeamA Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) encerrou 2021 com importantes conquistas para o avanço da ciência no Amazonas. Ano em que foi executado o maior orçamento da história da Fundação, um investimento de mais de R$ 95 milhões do tesouro estadual que possibilitou, entre outras ações, lançar o maior número de programas inéditos já ofertados, bem como oferecer ações afirmativas dirigidas à inclusão de mulheres pesquisadoras e apoio a projetos desenvolvidos no interior do estado nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).
Há 11 horas
Por Agência Amazonas O investimento de mais de…
Discussion about this post