Há 23 minutos
Por Agência Amazonas
O 12º Fórum Nacional Oncoguia é considerado um dos maiores eventos do Brasil sobre Oncologia
FOTOS: Laís Pompeu/FCeconO diretor-presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), mastologista Gerson Mourão, palestrou, na noite da sexta-feira (29/04), no 12º Fórum Nacional Oncoguia, um dos maiores eventos do Brasil sobre oncologia. Em sua apresentação, o médico abordou os avanços no tratamento oncológico oferecido à população amazonense.
O 12º Fórum Nacional Oncoguia é realizado pela organização não governamental Oncoguia, criada em 2009 por um grupo de profissionais de saúde e ex-pacientes de câncer. A instituição tem o objetivo de ajudar o paciente oncológico por meio de projetos e ações de informação de qualidade, educação em saúde, apoio e orientação ao paciente, defesa de direitos e advocacy.
Acesso – Gerson Mourão participou da mesa “Quando o acesso ao cuidado mais efetivo é possível”, com profissionais e gestores de saúde de São Paulo, Maranhão e Santa Catarina.
O mastologista destacou os avanços ocorridos na FCecon nos últimos três anos, como a redução do tempo de espera para o início do tratamento do câncer de mama. Com a implantação do projeto de Serviço de Navegação, em 2019, no qual enfermeiras navegadoras estão bem próximas das pacientes durante o tratamento, foi reduzido de 90 para 30 dias o tempo de espera para uma paciente dar entrada na Fundação e passar pela cirurgia nas mamas.
Mourão destacou ainda a mudança ocorrida em Manaus quanto à realização de biópsias para o diagnóstico do câncer de mama, antes concentrada na FCecon. Desde fevereiro de 2022, as biópsias nas mamas são realizadas no Serviço Municipal de Diagnóstico de Mama (SDM), da Prefeitura de Manaus, o que agiliza o diagnóstico de câncer. As pacientes que têm biópsias com malignidade confirmada são encaminhadas à Fundação Cecon.
Projetos – A construção do Centro Avançado de Prevenção do Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu), que será anexo à FCecon, foi outro tema abordado. O centro já teve as obras iniciadas e será destinado à realização de conizações, pequenas cirurgias que tratam lesões pré-malignas no colo do útero, evitando que o câncer se desenvolva.
O projeto de endoscopia terapêutica com inteligência artificial, ferramenta que permite retirar lesões suspeitas de câncer no intestino com melhor visualização das imagens e avisos sonoros quando o aparelho detecta essas lesões, e o projeto de tecnologia que a Fundação está se mobilizando para implementar, foram outros temas abordados pelo diretor-presidente da FCecon, durante a palestra.
“A gestão é muito importante, mas é preciso ter coragem de inovar”, destacou Gerson Mourão. “É preciso ter o apoio dos nossos servidores, da nossa população e o apoio político, e estamos conseguindo. Não podíamos agir como se agia há 20, 30 anos. Nós tínhamos que olhar o que estava diante de nós e pensar em algo novo. E foi o que fizemos”.
Fórum – O 12º Fórum Nacional Oncoguia reuniu especialistas em Oncologia de todo o Brasil, de terça a sexta-feira (26 a 29 abril. O conteúdo é gratuito e pode ser acessado no site https://www.forumoncoguia.org.br.
Notícias relacionadas
- Governador Wilson Lima libera recursos para construção do Centro de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero
Há 11 minutos
Por Agência Amazonas Cepcolu será construído anexo à FCecon e realizará cirurgias para evitar avanço do câncer que é mais incidente nas mulheres Gerson Mourão e Mônica Bandeira no terreno Cepcolu – FOTO: Divulgação/FCecon e Laís Pompeu/FCeconO governador do Amazonas, Wilson Lima, autorizou a liberação, na quinta-feira (10/03), de R$ 2,54 milhões para a construção do Centro Avançado de Prevenção do Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu). O centro de referência ficará anexo à Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM),…
- FCecon adquire mamógrafo digital e anuncia ações de prevenção e diagnóstico do câncer Gerson Mourão, diretor-presidente da FCecon – FOTO: Lucas Silva/SecomO cenário dos cânceres de colo de útero, mama e de próstata está mudando para melhor no Amazonas, com a aquisição de um mamógrafo digital, a construção do Centro Avançado de Prevenção do Câncer do Colo do Útero (Cepcolu) e a transferência das biópsias de próstata para serem feitas pelo Hospital Delphina Aziz. A declaração foi dada pelo diretor-presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), mastologista Gerson Mourão, em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado na sexta-feira (08/04).
Há 52 minutos
Por Agência…
- FCecon realiza ação educativa em alusão ao Dia Mundial do Câncer FOTO: Laís Pompeu/FCeconEm alusão ao Dia Mundial do Câncer – celebrado no dia 4 de fevereiro –, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realiza, nesta sexta-feira (04/02), às 7h15, uma ação educativa com a distribuição de material informativo sobre diagnóstico, prevenção e tratamento do câncer.
Há 26 minutos
Por Agência Amazonas Campanha tem como tema “Somos iguais e diferentes: a importância no controle do câncer” Em 2022, o Dia Mundial do Câncer adota o tema “Somos iguais e diferentes: a importância da equidade no controle do…
- Em quatro anos, FCecon realizou 1,5 mil conizações para evitar o câncer do colo do útero
Há 20 minutos
Por Agência Amazonas Pequena cirurgia retira lesões pré-malignas do colo do útero em forma de cone Logo que dão entrada na FCecon, as pacientes assistem a um vídeo educativo sobre a conização. FOTOS: Laís Pompeu/FCeconO câncer do colo do útero é uma doença 100% evitável e leva de 10 a 15 anos para se instalar no corpo da mulher, após persistentes inflamações causadas pelo papilomavírus humano (HPV). De 2019 a 2022, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou 1.508 conizações, pequena cirurgia…
- Oito médicos iniciam residência na Fundação Cecon FOTO: Jadson Souza/FCeconApós cinco anos sem médicos na residência em Oncologia Clínica na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), dois profissionais iniciaram a formação na área de tratamento, que é escassa no Amazonas e em todo o Brasil. Os dois médicos fazem parte do grupo de oito profissionais que deram início à residência médica nesta sexta-feira (04/03), na instituição, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).
Há 44 minutos
Por Agência Amazonas A Fundação formará especialistas em Anestesiologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Oncologia Clínica e Cirurgia Oncológica O Programa de Residência Médica da…
- Sine Manaus oferece 158 vagas de emprego nesta quinta-feira, 24/2 A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 158 vagas de emprego em várias áreas de atuação, nesta quinta-feira, 24/2, de 8h às 17h. O candidato precisa validar a Carteira Digital e Previdência Social (CTPS) no aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” ou acessar o site http://gov.br/trabalho e para concorrer às vagas, deve acessar o site http://empregabrasil.mte.gov.br para fazer a solicitação de cadastro. Para concorrer a uma das vagas disponíveis ou receber orientação de cadastro, Carteira de Trabalho Digital e Seguro-Desemprego, os interessados devem comparecer presencialmente a um dos postos do Sine Manaus, portando o comprovante de vacinação (Covid-19), currículo e documentação original (RG,…
- Com guia educacional, Governo do Estado lança campanha de prevenção e combate ao câncer do colo de útero Marília Muniz enfermeira oncologista da FCecon – FOTO: Roberto Carlos/SecomNeste ano, o Movimento Estadual Março Lilás, lançado pela Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), contará com um importante aliado no combate ao câncer do colo de útero: um guia educativo voltado a estudantes dos ensinos Fundamental e Médio da rede pública. A novidade foi anunciada, na manhã desta quinta-feira (03/03), durante o lançamento da campanha de prevenção.
Há 39 minutos
Por Agência Amazonas Fruto de dissertação de mestrado, publicação é voltada a estudantes dos ensinos Médio…
- Sine Manaus disponibiliza 105 vagas de emprego nesta sexta-feira, 4/3 A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 105 vagas de emprego em várias áreas de atuação, nesta sexta-feira, 4/3, de 8h às 17h. O candidato precisa validar a Carteira Digital e Previdência Social (CTPS) no aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” ou acessar o site http://gov.br/trabalho e para concorrer às vagas, deve acessar o site http://empregabrasil.mte.gov.br para fazer a solicitação de cadastro. Para concorrer a uma das vagas disponíveis ou receber orientação de cadastro, Carteira de Trabalho Digital e Seguro-Desemprego, os interessados devem comparecer presencialmente a um dos postos do Sine Manaus, portando o comprovante de vacinação (Covid-19), currículo e documentação original (RG,…
- Sine Manaus oferta 131 vagas de emprego nesta sexta-feira, 25/2 A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 131 vagas de emprego em várias áreas de atuação, nesta sexta-feira, 25/2, de 8h às 17h. O candidato precisa validar a Carteira Digital e Previdência Social (CTPS) no aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” ou acessar o site http://gov.br/trabalho e para concorrer às vagas, deve acessar o site http://empregabrasil.mte.gov.br para fazer a solicitação de cadastro. Para concorrer a uma das vagas disponíveis ou receber orientação de cadastro, Carteira de Trabalho Digital e Seguro-Desemprego, os interessados devem comparecer presencialmente a um dos postos do Sine Manaus, portando o comprovante de vacinação (Covid-19), currículo e documentação original (RG, CPF, PIS,…
- Fundação Cecon recebe visita técnica do Hospital Sírio-Libanês FOTO: Laís Pompeu/FCeconA Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), recebe, nesta terça-feira (26/04), visita técnica de integrantes do Hospital Sírio-Libanês, como parte do projeto “Saúde em Nossas Mãos: Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”, do Ministério da Saúde (MS).
Há 13 minutos
Por Agência Amazonas Hospital oncológico do Amazonas foi um dos 204 selecionados em projeto no Brasil O objetivo é implantar ou aprimorar medidas voltadas à segurança do paciente nas UTIs, como a intensificação da higienização das mãos, evitar infecções no…
Discussion about this post