• Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
PUBLICIDADE
WhatsApp Image 2022 04 29 at 10.15.14 300x200 1 Portal Informe Digital

Abril Lilás: SES-AM alerta sobre cuidados com o câncer de testículo, que tem maior frequência em jovens

29 de abril de 2022
na categoria Governo do Estado


Há 34 minutos
Por Agência Amazonas

Doença tem mais de 90% de chance de cura, se descoberta no início

FOTOS: Rodrigo Santos/SES-AMO mês de abril marca a campanha Abril Lilás, que enfoca a conscientização do câncer de testículo, e a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) alerta para os principais sintomas, diagnóstico e tratamento adequado da doença, que corresponde a 5% do total de casos de câncer entre os homens. Embora seja um tipo raro de tumor quando consideradas todas as idades, o câncer testicular é mais comum entre homens em idade produtiva, entre 15 e 50 anos, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O urologista Giuseppe Figliuolo, especialista em uro-oncologia no Inca e que também atua na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à SES-AM, explica que o câncer de testículo, como a maioria dos cânceres, é um tumor silencioso no início que não costuma causar dor. Porém é necessário ficar atento a alguns sinais que podem indicar a condição.

“O câncer de testículo aparece como um nódulo, um endurecimento e um aumento de volume progressivo na região dos testículos. O indivíduo consegue, às vezes, perceber até no banho, quando ele está fazendo a higiene pessoal, que há um nódulo dentro do testículo, um caroço e aquilo está crescendo, e às vezes não dói, vale a pena procurar um urologista, sobretudo um indivíduo jovem, porque esse tumor acomete mais indivíduos na faixa etária precoce, entre os 15 e 40 anos”, explicou o urologista.

Outros sintomas que podem ser indícios para o câncer são: aumento ou redução do tamanho dos testículos, dor abaixo do abdômen, sangue na urina, sensibilidade nos mamilos, perda do desejo sexual, crescimento de pelos faciais e corporais em meninos muito jovens e dor lombar.

Os fatores de risco para o tumor muitas vezes estão relacionados com histórico familiar do câncer de testículo e o mais comum é a criptorquidia, isto é, a permanência do testículo fora da bolsa escrotal depois do nascimento. Na infância, o exame com pediatra pode verificar se ocorreu normalmente a descida dos testículos.

Ao todo, são 74 mil novos casos anuais de câncer de testículo no mundo (35 mil deles entre 15 e 34 anos). O Brasil registra a maior incidência de câncer de testículo da América Latina, com 3,3 mil novos casos anuais, segundo dados da Globocan 2020, da Agência Internacional para Pesquisa do Câncer da Organização Mundial da Saúde (Iarc/OMS).

Urologista Giuseppe Figliuolo, especialista em uro-oncologia no Inca. FOTOS: Rodrigo Santos/SES-AMDiagnóstico e tratamento

O médico explica que a principal recomendação, em caso do surgimento dos primeiros sintomas, é procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para avaliação com um urologista, que pode solicitar exames para o laudo. Segundo Giuseppe Figliuolo, quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maiores são as chances de cura com o tratamento adequado.

“Quando é feito o diagnóstico na fase inicial, que é um pequeno nódulo, o ideal é fazer a remoção cirúrgica. Às vezes, até você consegue preservar o testículo, porém, quando o nódulo já está um pouco maior, tem que ser feita a remoção do testículo. Felizmente, o homem tem dois, mas o ideal é o diagnóstico em uma fase o quanto antes para que a chance de cura ser maior. Quando a gente pega no estágio inicial e você consegue fazer uma cirurgia com remoção completa do nódulo, a chance de cura é acima de 90%”, explicou o especialista.

Em casos em que a fase de descoberta da doença não é feita precocemente, a doença pode se espalhar e comprometer órgãos como o fígado, o pulmão e o cérebro. Nestes casos, ainda é possível obter a cura por meio da cirurgia pra remoção do tumor associada à quimioterapia ou radioterapia.

Relação com o esporte

A campanha Abril Lilás tem como um dos objetivos contribuir com a desmistificação da ideia que associa o desenvolvimento do câncer de testículo com a atividade física. O médico Giuseppe Figliuolo enfatiza a importância de não se acreditar nessa inverdade científica.

“Isso é uma lenda, a gente costuma ouvir isso, mas é porque os jogadores de futebol, normalmente, são indivíduos jovens, que estão nessa faixa etária, entre 20 e 40 anos, que é a faixa em que o câncer de testículo tem mais predominância. Mas não tem relação direta com a prática de esporte, não adianta você dizer porque o indivíduo joga a bola, tomou uma bolada e vai ter câncer de testículo. É claro que tem que evitar traumatismo, evitar bater por outras situações, mas não que isso vai levar a câncer”, reforçou o médico.

SONORA: Giuseppe Figliuolo, urologista

MATERIAL EM VÍDEOLink: https://we.tl/t-mVKiCHmhDxConteúdo: Sonora com Giuseppe Figliuolo, urologista; e imagens de apoio

Notícias relacionadas

  • Prefeitura inicia atividades do ‘Janeiro Roxo’ na próxima segunda-feira, 3/1  Com uma meta de realizar 42.690 exames de pele para a detecção de hanseníase durante o ano de 2021 na capital, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), já contabiliza 51.567 exames, chegando ao diagnóstico de 100 novos casos da doença. Para manter a ampliação do trabalho de diagnóstico, a Semsa prepara uma intensa mobilização para o “Janeiro Roxo”, campanha nacional de prevenção e controle da hanseníase, e inicia na próxima segunda-feira, 3/1, a visita em domicílios, selecionados aleatoriamente, realizando uma entrevista por meio de questionário elaborado pelo Ministério da Saúde, nos bairros com maior…
  • Dia Mundial da Infância: FCecon faz alerta contra tipos de câncer infantojuvenil Há 51 minutos Por Agência Amazonas Diagnóstico precoce é essencial para tratamento e cura, afirma oncopediatra da instituição Alta de três pacientes que venceram o câncer e tocaram o sino da cura. FOTOS: Rafael Marques/Hemoam; Roberto Carlos e Tácio Melo/SecomNo Dia Mundial da Infância, celebrado neste dia 21 de março, a oncopediatra da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Jeanne Lee, faz alerta para a importância do acompanhamento pediátrico e do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. No Amazonas, segundo dados dos Registros Hospitalares de Câncer (RHC), em média, 50 crianças foram diagnosticadas, em 2019…
  • Prefeitura de Manaus intensifica prevenção ao câncer do colo do útero durante o Março Lilás  As ações de prevenção ao câncer do colo do útero serão intensificadas pela Prefeitura de Manaus, durante o Março Lilás, mês dedicado à conscientização sobre este tipo de câncer que na região Norte é o mais frequente entre as mulheres e que de acordo com previsão do Instituto Nacional do Câncer (Inca), deve gerar 580 casos novos na capital, até o final 2022.       Com ampliação da oferta de exames preventivos para o público prioritário de 25 a 64 anos e vacinação contra o HPV para meninas de 9 a 14 anos e para meninos de 11 a…
  • ‘Janeiro Roxo’ sobre hanseníase em Manaus terá busca ativa de casos suspeitos e diagnóstico precoce  A cerimônia oficial de abertura do “Janeiro Roxo”, campanha para a prevenção e controle da hanseníase, foi realizada na manhã desta quinta-feira, 13/1, na Unidade Básica de Saúde (UBS) José Figliuolo, no bairro Lago Azul, zona Norte, coordenada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).       O subsecretário de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, destacou que as ações de prevenção, diagnóstico e tratamento da hanseníase ocorrem durante todo o ano, mas que janeiro é um mês de reforço do trabalho. “É um momento de orientar a população para a importância do diagnóstico precoce…
  • Fevereiro Laranja: criança descobre na arte uma ferramenta para lutar contra leucemia Há 45 minutos Por Agência Amazonas Atividades lúdicas permitem a crianças em tratamento maior adaptação ao cotidiano do hospital, o que influencia na recuperação FOTO: Herick Pereira/Secom e Divulgação/HemoamReislainy Nogueira, de 10 anos, só pensa em uma coisa: desenhar. Parece normal para uma criança na idade dela, mas a aptidão só foi descoberta há pouco tempo, em meio a uma fase difícil: o tratamento contra o câncer. Entre as sessões de quimioterapia na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), ela começou a pintar e não parou mais. Diagnosticada com Leucemia Linfoide Aguda (LLA) há quase um…
  • Câncer de esôfago: saiba como identificar e se prevenir desse tipo altamente letal de tumor FOTO: Divulgação/FCeconÁrea de anexosTabagismo, abuso do consumo de bebidas alcoólicas e alimentação de má qualidade são alguns dos fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de esôfago. Com prevalência maior em pessoas idosas, a doença é considerada altamente letal. Por ano, são cerca de oito mil vidas perdidas, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Há 39 minutos Por Agência Amazonas Abril é o mês dedicado pela comunidade médica para conscientização sobre esse tipo de câncer que tem maior prevalência entre idosos De acordo com o cirurgião Sidney Chalub, especialista em aparelho digestivo da Fundação Centro de Controle de…
  • Governo do Amazonas lança campanha de combate à tuberculose em Manacapuru FOTOS: Divulgação/FVS-RCPO Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), lançou, nesta segunda-feira (21/03), a Campanha Estadual de Luta contra a Tuberculose em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus). Há 49 minutos Por Agência Amazonas Manacapuru é o segundo município com mais notificações de Infecção Latente de Tuberculose no estado O objetivo é fortalecer as ações de controle da tuberculose no município e, também, promover a mobilização social e educação popular em saúde, por meio da divulgação do quadro…
  • Prefeitura de Manaus promove ação educativa sobre hanseníase e saúde mental  Como parte da programação das campanhas do “Janeiro Roxo”, de prevenção e controle da hanseníase, e do “Janeiro Branco”, de reflexão sobre saúde mental, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu, nesta sexta-feira, 7/1, ação de Educação em Saúde no bairro Jorge Teixeira, zona Leste.         A programação aconteceu na Igreja Santa Clara, na avenida Mirra, s/nº, e foi coordenada pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Avelino Pereira, com o apoio do Distrito de Saúde (Disa) Leste e a participação dos grupos de idosos “Unidos em Cristo” e “Santuário de Vidas…
  • Com equipamentos modernos, FCecon ofertou radioterapia a 1,6 mil pacientes em 2021 Há 57 minutos Por Agência Amazonas A Fundação possui dois aceleradores lineares novos e aparelhos de braquiterapia e cobaltoterapia Os aceleradores lineares são capazes de fazer qualquer tipo de tratamento de radioterapia, em qualquer tipo de tumor. FOTOS: Jadson Souza/FCeconContando com os equipamentos mais modernos da região, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) atendeu, de janeiro a novembro de 2021, 1.601 pacientes com o tratamento de radioterapia. A tecnologia oferecida na instituição permite tratar os tumores com mais clareza e reduzir os efeitos colaterais. A radioterapia é o tratamento das neoplasias malignas por radiação…
  • Março Lilás ganha reforço com ações para identificar HPV na cavidade oral  A campanha Março Lilás, desenvolvida pela Prefeitura de Manaus, além de intensificar as formas de prevenção ao câncer do colo do útero, também investe na saúde bucal com rastreamento junto aos usuários da rede municipal de saúde. O objetivo é identificar lesões causadas pelo Papilomavírus Humano (HPV) na cavidade oral e encaminhar os casos suspeitos para testagem rápida e tratamento da infecção.       O HPV na cavidade oral é transmitido por meio do contato direto, por relações sexuais sem uso do preservativo ou de mãe para filho. Ao contrair o vírus, além da possibilidade de desenvolvimento de lesões…
Assuntos: Estado do AmazonasGovernadorGoverno do AmazonasGoverno do EstadoWilson Lima
Próxima notícia
Ceti em Codajás garante atendimento de todo o Ensino Médio da rede estadual no município

Ceti em Codajás garante atendimento de todo o Ensino Médio da rede estadual no município

Referência em reabilitação pós-Covid-19, RespirAR recebe homenagem na Assembleia Legislativa

Referência em reabilitação pós-Covid-19, RespirAR recebe homenagem na Assembleia Legislativa

Sassá participa de manifestação contra novo decreto do governo federal que prejudica Zona Franca de Manaus

Sassá participa de manifestação contra novo decreto do governo federal que prejudica Zona Franca de Manaus

Discussion about this post

PUBLICIDADE
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Informe Digital. Todos os direitos reservados
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção

Utilizamos cookies analisar como você interage em nosso sitePolítica de Privacidade.