• Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
Get Started
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
PUBLICIDADE

Prefeitura e Iphan alinham olhar para o rio no Mirante da Ilha e no Parque Encontro das Águas

28 de abril de 2022
na categoria Prefeitura da Capital

 

Com forte inspiração nas águas do rio Negro, visto como uma artéria onde as comunidades urbanas, as ribeirinhas, foram se construindo ao longo dos anos na Amazônia, dois projetos da Prefeitura de Manaus estão em análise para aprovação junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Amazonas: o Largo e Mirante da Ilha de São Vicente, no centro histórico da cidade, e o parque Encontro das Águas Rosa Almeida, na zona Leste.

 

52036061568 d7f1d430fb c 1 Portal Informe Digital

Apesar da forte conexão com o elemento água dos rios, Manaus sempre foi conhecida por voltar às costas ao elemento natural, apesar da sua extensão e linda paisagem. E, além das discussões sobre sustentabilidade e preservação, a água é um elemento de imersão arquitetônica que se reflete nos dois projetos apresentados pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

 

 

Durante nova rodada de tratativas entre Implurb e Iphan para análise e futura aprovação das intervenções urbanas, foram detalhados pontos de salvaguarda e de interesse para o tombamento. “Ambos os projetos darão condição ao Iphan de iniciar a análise após as explanações técnicas, atendendo aos regramentos e justificativas. Nos bens materiais não edificados, como a arqueologia, também existe acautelamento pelo Iphan para preservação e valorização de bens reconhecidos como patrimônio cultural brasileiro”, disse a superintendente do instituto federal, Karla Bitar.

Relações

 

Para ela, as relações de retomada com o rio são muito positivas em ambos os projetos. E o rio é um dos maiores patrimônios naturais que compõem os cenários do Centro, inclusive com as enchentes. “A partir do Dossiê de Tombamento, temos medidas e alternativas para preservação e valorização do trecho do Centro. E, no Encontro das Águas, quando houve o tombamento, se começou um estudo aprofundado para entender o que se teria que preservar naquele ambiente cultural e natural”.

A superintendente explicou que o entendimento encontrado foi de se preservar a moldura paisagística. “Pode ter intervenção, sim, mas não se pode tirar o protagonismo do fenômeno do encontro dos rios, devendo se permitir a visualização da margem para os rios. É preciso entender esta moldura paisagística e que as alterações da intervenção não sejam um ruído para essa preservação, para essa visão que se tem com o encantamento que nos é percebido sempre que visitamos o Encontro das Águas, o seu protagonismo”, comentou Karla.

 

 

O diretor de Planejamento Urbano do Implurb, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro, afirmou que a gestão David Almeida está atuando em várias frentes para acelerar as aprovações necessárias diante de prazos enxutos. “A ideia é alinhar, facilitar e agilizar a aprovação, seguindo os trâmites, procedimentos e buscando compatibilizar os prazos”.

Durante a apresentação, a equipe técnica do Implurb explicou as relações com o rio propostas nos dois projetos. Para o Centro, o Largo e Mirante da Ilha atuarão como polo dinamizador e para reduzir os efeitos da degradação da área central que perdura há décadas.

 

“O Mirante e o Largo vão potencializar e ajudar a implantação de outras atividades que servirão de apoio ao projeto, como novos negócios, cafés, lanches, hostel, restaurantes e outros. Procuramos essa diversidade de usos”.

 

Para o parque Encontro das Águas a base para construção do memorial técnico partiu de uma nota técnica do próprio Iphan, pontuando itens definidos no projeto que leva assinatura do arquiteto Oscar Niemeyer, que foi contratado em 2006. “O projeto de Niemeyer não tem interferência na dimensão cênica e isso é pontuado como fundamental na nota técnica. O encontro dos rios é protagonista sempre”.

Texto – Claudia do Valle/Implurb

— — —

Fotos – Divulgação/Implurb

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjzMv6J

The post Prefeitura e Iphan alinham olhar para o rio no Mirante da Ilha e no Parque Encontro das Águas appeared first on Prefeitura Municipal de Manaus.

 

Notícias relacionadas

  • Prefeitura e Iphan tratam de projetos do Largo e Mirante da Ilha  A primeira grande área vertical de entretenimento, lazer, contemplação e negócios às margens do rio Negro, na rua Bernardo Ramos com a avenida Sete de Setembro, Centro, na Ilha de São Vicente, a ser construída pela Prefeitura de Manaus, voltou a ser pauta cooperativa entre o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Amazonas.   O Implurb apresentou consulta prévia ao órgão federal para o projeto do Largo e Mirante da Ilha, dentro do “Nosso Centro”, que faz parte do plano de crescimento econômico e social “Mais Manaus”, lançado pelo prefeito David…
  • Prefeitura alinha cronograma e início de obras para Mirante da Ilha e parque Encontro das Águas Em reunião, os diretores-presidentes do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), engenheiro Carlos Valente, e da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Alonso Oliveira dão continuidade à integração entre autarquias e secretarias para a seleção de projetos que visam reabilitar territórios urbanos da capital.A Prefeitura de Manaus alinha projetos de intervenção urbanística, turísticas e cultural dentro do programa “Mais Manaus”, lançado ano passado pelo prefeito David Almeida, com foco especialmente em dois grandes projetos arquitetônicos: largo e Mirante da Ilha de São Vicente, no Centro, além do e parque Rosa Almeida – Encontro das Águas, na zona Leste.…
  • Prefeitura de Manaus e Iphan alinham termo de cooperação e intervenções dos projetos ‘Nosso Centro’  Um futuro termo de cooperação técnica celebrado entre a Prefeitura de Manaus e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) foi pauta de reunião entre diretores do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e da autarquia federal, no centro histórico da capital.         Tratativas sobre as aprovações dos projetos do “Nosso Centro” e do parque Encontro das Águas, que terão análise do Iphan Amazonas, também estiveram na pauta positiva entre as entidades.   Junto ao Iphan, a Prefeitura de Manaus vem mantendo intenso alinhamento para a construção de um sistema de gestão compartilhado, que possa…
  • Manual de Placas do Centro receberá inclusão de paleta de cores em parceria com Iphan  Uma inovação que vai facilitar a revitalização e reabilitação do centro histórico pelos seus próprios moradores, comerciantes e empresários está em produção entre Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) do Amazonas. Trata-se da proposta que cria padrões de cores para serem usadas nas fachadas de prédios de interesse histórico e de unidades contemporâneas na região.     A proposta foi tema de pauta entre diretoria do Implurb e Iphan e será integrada ao “Manual de Placas – Parâmetros para Publicidade, Bancas e Recomposição de Fachadas no Sítio Histórico e Centro…
  • Prefeitura apresenta ao Iphan projeto para reabilitação da rua Frei José dos Inocentes  Centrado em um dos territórios de história, cultura e surgimento da cidade, a Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), apresentou nesta quinta-feira, 3/2, ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Amazonas, o projeto de revitalização da rua Frei José dos Inocentes, no Centro. A proposta incluí a requalificação da via e cromatização das fachadas.         É prevista a intervenção em 425 metros na via e de 5,2 mil metros quadrados de fachadas de prédios, imóveis e edificações na rua, situada no Centro Histórico de Manaus e carregada de memória.  …
  •  Técnicos da Prefeitura participam de oficina sobre intervenções no Centro Histórico de Manaus  Diretoria e técnicos da Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), participaram, nesta terça-feira, 8/3, de uma oficina sobre “Característica Interventiva: Altura”, realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) Amazonas, na sede da autarquia.   A área de tombamento do Centro Histórico de Manaus, protegido nacionalmente desde 2012, tendo como foco o espírito da Belle Époque, não é uniforme, tem particulares e configurações únicas. Este é um dos conceitos abordados durante as diversas pautas conjuntas e de cooperação técnica entre Implurb e Iphan-AM.    A oficina serviu como ponto para consolidar abordagens e estratégias…
  • Projeto de Niemeyer para Parque Encontro das Águas receberá ajustes de acessibilidade e complementares  Um dos arquitetos mais importantes da história, Oscar Niemeyer, sempre teve projetos que se transformam em construções incríveis pelo mundo. E não deverá ser diferente no Amazonas, onde o arquiteto de notório conhecimento, arrojo técnico e cuja assinatura passou a ser o concreto armado, projetou o Parque Encontro das Águas, que volta a ser prioridade para a Prefeitura de Manaus na gestão do prefeito David Almeida.       Uma das últimas construções inauguradas com a assinatura Niemeyer, falecido em 2012, foi a Esfera erguida na cidade de Leipzig, na Alemanha, em uma antiga fábrica.   Diferente da Alemanha, em…
  • Projetos urbanos da Prefeitura de Manaus ganham imagens de realidade virtual  Entrando na fronteira da tecnologia da realidade virtual, a Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), está produzindo imagens para ter a sensação de imersão viabilizada por óculos 3D e visão 360° para projetos urbanos e arquitetônicos lançados pelo prefeito David Almeida, dentro do programa “Mais Manaus”.   Ao reunir elementos virtuais, paisagens reais e projeções arquitetônicas para melhor apresentação, as imagens eletrônicas do Mirante da Ilha de São Vicente e do Local Casa de Praia foram geradas por softwares 3D, permitindo sua visualização no ângulo de 360°, configurando o ambiente virtual, facilitando a manipulação do projeto…
  • Projeto parque Encontro das Águas é apresentado aos movimentos sociais da Colônia Antônio Aleixo  Representantes de comunidades e movimentos sociais da Colônia Antônio Aleixo, zona Leste, foram atualizados, nesta sexta-feira, 29/4, pela Prefeitura de Manaus, sobre o futuro parque Encontro das Águas Rosa Almeida, um projeto do arquiteto Oscar Niemeyer. A reunião ocorreu na sede do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), com equipes do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e do SOS Encontro das Águas. O projeto de Niemeyer foi contratado pelo município em 2006, sendo retomado 16 anos depois, na gestão David Almeida para ser, como as obras assinadas pelo arquiteto em todo o mundo, uma construção incrível…
  • Prefeitura e Governo alinham cronograma para celebrar convênio para obra de projeto de Niemeyer  Quinze anos depois, a Prefeitura de Manaus volta a sonhar em ter a execução de um projeto desenhado para um dos mais belos cartões-postais da cidade, o Encontro das Águas, que leva a assinatura do renomado arquiteto Oscar Niemeyer e sua visão cênica para o espaço de beleza exuberante.     Nessa quinta-feira, 31/3, equipes da prefeitura e do governo do Estado estiveram reunidas para tratar de detalhes para a celebração do convênio que vai permitir a construção da obra do parque Encontro das Águas Rosa Almeida, localizado na zona Leste. O valor estimado do convênio do Estado é de…
Assuntos: Manaus
Próxima notícia

Prefeito David Almeida e governador Wilson Lima assinam ordem de serviço de R$ 310 milhões para asfaltar 10 mil ruas

Com foco no Festival de Parintins, Amazonastur abre vaga para workshop gratuito ‘Bem Receber’

Com foco no Festival de Parintins, Amazonastur abre vaga para workshop gratuito ‘Bem Receber’

Linhas da zona Norte terão itinerários alterados por 15 dias

PUBLICIDADE
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Informe Digital. Todos os direitos reservados
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção

Utilizamos cookies analisar como você interage em nosso sitePolítica de Privacidade.